Viagem à China deve aproximar o agronegócio do governo Lula, diz ministro da Agricultura

Um das expectativas do encontro é a retomada das exportações da carne bovina

[Viagem à China deve aproximar o agronegócio do governo Lula, diz ministro da Agricultura ]

FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou à CNN que a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no fim desta semana, vai ajudar a aproximar o agronegócio do governo. Fávaro embarca hoje (20) para o país asiático com 102 empresários e líderes de entidades do setor em comitiva oficial.

À reportagem, Fávaro disse que o entusiasmo dos empresários em se juntar à comitiva do ministério mostra que o setor já está se aproximando do governo e do presidente.

Ainda segundo ele, a lista de convidados era menor, mas muitos empresários pediram para fazer parte da viagem nos últimos dias. Contudo, Fávaro esclareceu que cada convidado vai arcar com os seus próprios custos de viagem, com o governo federal apenas facilitando as negociações na China. 

“O setor já está se aproximando do governo. E esta aproximação vai ser feita pelo trabalho que estamos desempenhando no ministério. “Os empresários já estão percebendo gradativamente que o governo está trabalhando para abrir portas, criar oportunidades de crescimento e aumentar o mercado”, disse ele.

No encontro, os chineses devem anunciar a abertura do seu mercado para vários produtos agrícolas brasileiros que ainda não são exportados. Há ainda uma expectativa para a retomada das exportações da carne bovina, que foram suspensas desde a descoberta de um caso da vaca louca no Pará. 

“A exportação dos nossos produtos agrícolas é essencial, mas as nossas importações da China de insumos e tecnologia também é muito importante”, pontuou o ministro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Salvado registra deslizamento e queda de árvore nesta quinta (18)]

Inmet faz alerta para possíveis chuvas entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!