Vídeo: Aldo Rebelo afirma que os índios são os garimpeiros das reservas na Amazônia

Ex-Ministro da Defesa do Governo Lula postou vídeo em rede social

[Vídeo: Aldo Rebelo afirma que os índios são os garimpeiros das reservas na Amazônia]

FOTO: Elza Fiúza/Agência Brasil

Ex-ministro de Defesa durante o antigo governo Lula, Aldo Rebelo publicou um vídeo nas redes sociais na última segunda-feira (30) criticando a ideia de proibir o garimpo na Amazônia.

Rebelo defende que é preciso regulamentar a atividade e fiscalizar para que ocorra sempre da maneira correta e chama a atenção para a grande quantidade de indígenas que fazem garimpo.

"Como é que você vai fazer com 600 mil garimpeiros que atuam hoje na Amazônia [se proibir a atividade]? Em primeiro lugar, esses garimpeiros são os próprios indígenas que vivem das areas onde há minério. Não é o indígena que vive na França, na Itália, que atua em ONG. Esses vivem dos recursos doados pelas entidades internacionais. Mas são os próprios indígenas que vivem nessas áreas da Amazônia e que muitas vezes fazem o garimpo de maneira ilegal, usando métodos que prejudicam o meio ambiente", disse ele.

"É preciso que o Estado ajude a organizar essa atividade, não basta proibi-la. O que precisa ser feito é fiscalizar para que não seja nociva. Por que pode ser feita por uma multinacional, como a Vale, e não por uma cooperativa de garimpeiros?", concluiu ele. 

Confira mais no vídeo abaixo:


Comentários