Vídeo: "Não há desmatamento descontrolado na Amazônia", afirma Aldo Rebelo

Ex-ministro comentou sobre as ações do governo no combate ao desmatamento da floresta

[Vídeo:

FOTO: Reprodução/ YouTube

O ex-ministro da defesa e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, afirmou que "não há desmatamento descontrolado na Amazônia", como empresas internacionais têm criticado, e citou que as modalidades ilegais, a exemplo de grilagem, devem ser reprimidas, mas o que acontece na floresta é "uma tragédia de erros e equívocos".

As declarações foram dadas à CNN ao comentar sobre as ações do governo federal no combate ao desmatamento da Amazônia que foram debatidas em uma reunião do Conselho da Amazônia, que foi presidido pelo vice-presidente Hamilton Mourão. 

Rebelo também citou que a região amazônica se tornou alvo de disputas políticas e disse que a gestão do presidente Jair Bolsonaro "acerta, por um lado, ao repudiar qualquer tipo de limitação da soberania sobre a Amazônia e qualquer tentativa por parte de governos europeus de interferência".

Até junho deste ano, o desmatamento da Amazônia registrou a maior taxa em maio desde 2016. A plataforma de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já detectou 6.562 km² de desmatamento em 2020. Apenas em maio, o valor foi de 828,91 km².

Após a divulgação desses dados, o governo federal iniciou investimentos para tentar melhorar a imagem do Brasil para os investidores do exterior.

Veja o vídeo


Comentários