Vídeo que mostra Lua bloqueando Sol por cinco segundos é falso; veja

Arquivo não passa de uma computação gráfica

[Vídeo que mostra Lua bloqueando Sol por cinco segundos é falso; veja]

FOTO: Reprodução

Um vídeo que mostra a Lua bloqueando a luz do sol por cerca de cinco segundos viralizou nas redes sociais neste ano, no entanto, a imagem é falsa e não passa de uma computação gráfica criada pelo artista aleksey__nz. As informações são do G1. 

Nas redes sociais, o vídeo circula com a legenda "No Ártico, entre a Rússia e o Canadá, a Lua fez um trajeto de 30 segundos bloqueando o Sol por 5 segundos. Olha que espetáculo". Publicado no TikTok, o conteúdo digital apresenta diversas impropriedades do ponto de vista científico, segundo especialista. 

O professor Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, do Departamento de Astronomia, Geofísica e Ciências da Universidade de São Paulo (IAG-USP), afirma que vídeo é "falsíssimo".

"Os diâmetros aparentes do Sol e da Lua são muito parecidos, tanto é que num eclipse solar a Lua encobre o disco do Sol quase exatamente, permitindo ver a coroa solar que está no entorno do mesmo e só é visível nos eclipses. Por outro lado, na montagem a Lua está gigante e o Sol, bem pequeno. Isso é furadíssimo! Para não falar do fato de que esse filminho está supostamente associado ao eclipse lunar do dia 26 [de maio]. Ora, esse eclipse foi lunar, ou seja, a Terra que se colocou entre o Sol e a Lua, e não o contrário, como aparece.", disse.

Confira o vídeo abaixo:


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!