Viña Don Melchor reabre para visitação

A mítica vinícola volta a oferecer a Don Melchor's Collectors Experience, uma viagem pela excelência dos métodos de vinificação do primeiro vinho ícone do Chile

[Viña Don Melchor reabre para visitação]

FOTO: Divulgação

Com a abertura das fronteiras e o avanço da vacinação, o Chile volta a receber visitantes, e a Viña Don Melchor, uma das maiores referências em vinhos de excelência do país reabre também e volta a oferecer a Don Melchor's Collector Experience, uma imersão completa no fascinante universo deste emblemático e premiado vinho chileno. Assim, amantes de um grande Cabernet Sauvignon poderão explorar as origens e o delicado processo por trás da produção de Don Melchor, vinho cuja safra 2018 atingiu 100 pontos no James Suckling.

Tudo começa com um passeio pelos 22 hectares do jardim da residência de verão do fundador da vinícola, Melchor de Concha y Toro, visionário do vinho e fundador da vinícola. Alí, visitantes poderão desfrutar dos luxuriantes jardins criados pelo designer francês Guillaume Renner que contam com espécies de todo o mundo, e ainda, viverão a experiência na casa de veraneio da família, que se mantém fiel ao estilo original, da segunda metade do século XIX. Em seguida, parte-se para explorar a histórica adega, que data de meados do século 19, onde o icônico vinho Don Melchor envelhece em barris de carvalho francês. 

A degustação exclusiva começa com uma seleção de três parcelas do terroir Puente Alto, que deram origem a Don Melchor. Cada uma delas expressa a diversidade da vinha e traz características diferentes, além de adicionar complexidade a cada garrafa deste incomparável Cabernet Sauvignon. Além disso, haverá a a oportunidade de saborear a última safra de Don Melchor. A experiência termina com uma visita ao exclusivo Don Melchor Collection Room, onde se encontam todas as safras Don Melchor, desde o seu lançamento em 1987 até hoje, e onde estão disponíveis para os que quiserem adquirir , um dos melhores vinhos do Chile e uma referência da Cabernet Sauvignon em todo o mundo.

Com tempo aproximado de 90 minutos e custo de US$180 dólares por pessoa, (é necessário reservar) a experiência inclui um tour privado, um passeio pelos jardins da casa de verão de seu fundador, carinhosamente chamada de “casona”, tour pelos cômodos da casa, degustação de 3 vinhos das exclusivas parcelas de Don Melchor, oportunidade de ver o processo de mixagens de algumas parcelas de Don Melchor, degustação da safra atual do vinho e visita à Sala da Coleção Don Melchor.

Sobre Don Melchor

Primeiro vinho ícone chileno e verdadeira referência da cepa Cabernet Sauvignon, Don Melchor é reconhecido mundialmente pela crítica internacional. Suas safras atingem altas pontuações, caso da 2018 que conquistou 100 pontos junto a James Suckling – um marco para o setor vitivinícola chileno. O prestígio deste emblemático vinho deve-se em muito ao talento do enólogo Enrique Tirado, uma das mais influentes figuras da viticultura mundial, e há mais de 20 anos responsável por sua produção. Desde 2019 assumiu a Gerência Geral da Viña Don Melchor, enfrentando este importante desafio através de sua profunda experiência e capacidade para liderar esta empresa. Uma de suas qualidades mais distintivas é a extraordinária sensibilidade enológica, rigor e meticuloso trabalho na direção de Don Melchor

Don Melchor é um vinho que ressalta a expressão da fruta e a qualidade das texturas obtidas no vinhedo homônimo,em Puente Alto. Representa o caráter único de vinhos e safras grandiosas. É composto por 91% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 3% Merlot, 1% Petit Verdot e envelheceu durante 15 meses em barris de carvalho francês. 

A cada safra, Don Melchor surpreende com um vinho único, com presença marcante de frutas e texturas elegantes, com a maturação exata, resgatando toda a expressão da cepa Cabernet Sauvignon e da Cabernet Franc.


Comentários