Vitória joga mal de novo e perde para o América-MG pela Série B

Rubro-Negro sofre segunda derrota consecutiva jogando em casa e cai posição na tabela

[Vitória joga mal de novo e perde para o América-MG pela Série B]

FOTO: Pietro Carpi/ECV

O Vitória sofreu a segunda derrota consecutiva jogando no Barradão. Na noite desta terça-feira (6), o Leão foi batido pelo América-MG, por 2 a 1, em duelo válido pela 14ª rodada do Brasileiro da Série B. Com resultado, Rubro-Negro caiu para décima posição, com 18 pontos somados. Já o Coelho sobe para quinto, com 23 pontos.

A primeira etapa expôs um Vitória dominante em posse de bola, porém concedendo muito espaço defensivamente, especialmente pelas laterais e com poucos recursos ofensivos que não fossem a bola parada. Detalhe, o Rubro-Negro foi quem mais teve finalização na primeira etapa, mas somente uma em direção ao gol.

O América se mostrava uma equipe mais organizada defensivamente, veloz nos contra-ataque, e principalmente, letal nas finalizações.

Aos seis minutos, Ademir fez bela jogada individual pelo lado direito, cortou para o meio e bateu colocado, bonito, para marcar um golaço para os visitantes.

O gol foi uma verdadeira ducha de água fria no Vitória logo no começo do jogo, que demorou para chegar com perigo ao gol do Coelho.

Aos 17 minutos, o Leão quase chegou ao empate após cobrança de escanteio de Carleto, que João Victor tomou impulsão e cabeceou a bola que já parecia ter como destino certo o gol, mas o zagueiro Messias, quase em cima da linha, tirou a bola da área e afastou a chance de perigo.

Sempre explorando os buracos existentes na defesa do Vitória, o Coelho foi aproveitando, e com bola de pé em pé conseguiu ampliar o marcador antes da ida para o intervalo.

Aos 26, após passes no campo de ataque, Léo Passos recebeu belo passe dentro da área, chutou em cima de Ronaldo, mas a bola voltou no pé dele, que fez o passe e a bola sobrou para Felipe Azevedo bater firme para o fundo do gol de Ronaldo. Merecidamente pois jogou mais durante os 45 minutos.

Fernando Neto tentou ainda diminuir o placar ainda na primeira etapa, mas as finalizações permaneciam obsoletas. A exemplo do chute de fora da área de Fernando Neto aos 34 minutos, que no centro do gol, não dificultou a defesa de Matheus Cavichioli.

A chance mais clara do Leão só veio acontecer aos 40 minutos, após bela jogada de Jonathan Bocão pelo lado esquerdo, o lateral cruzou para dentro da área e Marcelinho chegou batendo de primeira, mas o goleiro Matheus, com o pé, conseguiu evitar o gol.

O Vitória voltou com uma postura mais ofensiva no retorno ao jogo, mas ainda pecava muito nas finalizações e também nas tramitações das jogadas, muito em decorrência dos sequenciais erros de passes. Enquanto isso, o América jogava com resultado embaixo do braço, se portou por mais tempo no campo defensivo e saindo em contra-ataque quando tinha oportunidade.

A primeira boa chance do Vitória na partida veio aos 11 minutos, em cobrança de falta de Carleto, mas Matheus defendeu bem.

No tradicional e eficiente contra-ataque em velocidade, o América esteve perto de empatar no lance seguinte e chance do Vitória. O lance começou do campo de defesa e chegou nos pés de Ademir, que dividiu com Guilherme Rend, ficou com a bola, driblou Ronaldo e com gol aberto, chutou na trave. Uma oportunidade incrível desperdiçada pelo camisa 10.

O jogo era realmente do América, o time além de ser pouco ameaçado, tinha domínio das principais ações perigosas do jogo, se aproveitou do cansaço da defesa do Vitória para dar um certo trabalho, mas nada que assustasse o goleiro Ronaldo. 

Em um dos únicos vacilos da defesa do América no jogo, aos 32 minutos, Carleto cruzou na área e na dividida na área com Caicedo, a bola resvalou no braço do zagueiro Anderson, e o árbitro assinalou o pênalti.

Caicedo foi para cobrança e bateu a meia altura, para o fundo do gol de Matheus. Incendiando o jogo nos minutos finais.

O gol animou o Vitória, que partiu para o ataque em busca do gol de empate. Aos 37 minutos teve boa oportunidade de alcançar o objetivo em cruzamento de Carleto para área, mas Lucas Cândido desviou para fora.

Aos 41 minutos, Dudu voltou a assustar o Coelho em finalização por cima do gol, após cruzamento de Jonathan Bocão.

Apesar de ter pressionado no fim do jogo, com o América abdicando de ocupar o campo de ataque e ocupando o campo defensivo, o Leão não conseguiu igualar o placar até o fim do jogo, e foi derrotado.

Análise do Vitória na partida

Inevitavelmente isso aconteceria em algum momento da competição. Era uma tragédia anunciada o futebol jogado pelo Vitória diante de uma equipe mais organizada defensivamente e que sabe aproveitar com eficiência os contra-ataques. O jogo de hoje só reforça a fragilidade da equipe Rubro-Negra, dependente de bola parada e jogadas individuais. Para uma equipe que visa subir para primeira divisão isso é um repertório muito escasso e pouco criativo.

Defensivamente, o time é uma bagunça generalizada. As laterais são um convite para pontas de velocidade dispararem e com isso, proporcionar chances de perigo para os rivais. Os zagueiros não se entendem, frequentemente batem cabeça e se posicionam mal. Um setor que necessita de mais qualificação de maneira urgente.

O Leão conseguiu construir uma boa gordura no começo da competição, principalmente sustentando o fato de ser o melhor visitante da competição, porém, esse fator já começa ficar em cheque diante das duas derrotas consecutivas jogando em casa. O time tem apresentado uma estabilidade, que tem acarretado em distanciamento do G-4. É preciso reagir que a série de resultados negativos seja prolongada.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!