Vitória leva virada do Remo em casa e perde chance de deixar Z-4 da Série B

Rubro-Negro também perde invencibilidade que sustentava na competição

[Vitória leva virada do Remo em casa e perde chance de deixar Z-4 da Série B]

FOTO: Maurícia da Matta / EC Vitória

O Vitória desperdiçou a chance de deixar a zona de rebaixamento da Série B e ainda perdeu a invencibilidade em campo. O Leão foi derrotado, de virada, por 2 a 1, para o Remo, em partida disputada na noite desta sexta-feira (10), no estádio do Barradão, em Salvador, válido pela 23ª rodada do Brasileiro da Série B. Com resultado, Rubro-Negro segue no Z-4, com 23 pontos. Já os paraenses subiram para o 11º lugar, com 30 pontos.

Aparentemente só uma equipe entrou em campo, e foi o Vitória. O Rubro-Negro foi seguro e organizado defensivamente, além de ter algumas boas saídas para o campo de ataque. Como o Remo demonstrava certa dificuldade em furar o bloqueio defensivo do Leão, o jogo ficou totalmente favorável aos baianos, que controlavam a partida sem maiores dificuldades.

A primeira boa oportunidade da partida já foi do Vitória. Logo aos três minutos, David teve espaço da entrada da área e bateu rasteiro para o gol, vendo a bola passar raspando a trave do goleiro Damiao, que apesar de ir na bola, já estava vendido no lance.

Melhor na partida, o Vitória não tardou a abrir o marcador na partida. A jogada começou com toque de letra de Samuel para Bruno Oliveira, que esperto, fez um lançamento primoroso para Marcinho. O meia dominou, passou pelo zagueiro e bateu bonito, para abrir o placar no Barradão. Bela jogada e belo gol.

O Rubro-Negro esteve perto de ampliar o marcador aos 23 minutos. Após cruzamento para dentro da área, Mateus Moraes testou firme para o gol e parou na bela defesa do goleiro Vinícius, que espalmou e evitou o segundo do Leão.

Com vantagem e controlando a partida diante da inofensividade do Remo em campo, o Vitória por momentos assistiu o time paraense trocar passes. Houve uma queda de rendimento do ímpeto ofensivo e o Rubro-Negro passou a ficar mais morno em campo.

No retorno para a segunda etapa, o Vitória teve uma queda de produção e permitiu que o Remo crescesse no jogo. Os paraenses passaram a marcar presença constante no campo de ataque, enquanto o Leão permanecia recuado, tentando conter as chegadas perigosas.

Tendo aberto mão de jogar na segunda etapa, o Vitória foi merecidamente punido.

Aos 16 minutos, após boa troca de passes do Remo no campo de ataque, a bola chegou nos pés de Matheus Oliveira dentro da área, que só passou a bola para Marcos Júnior empurrar para o gol vazio. Após consulta no VAR, o empate foi confirmado. Havia suspeita que Marcos Júnior pudesse estar em posição de impedimento, mas foi notado que ele estava atrás da linha da bola.

O Vitória ainda teve oportunidade de voltar a frente do placar aos 25 minutos, após lançamento para dentro da área do Remo, Raimar furou a bola e ela sobrou nos pés de Marcinho, que dividiu com o goleiro Vinícius e caiu na área. O pênalti foi assinalado pelo árbitro na jogada, mas após consulta ao VAR, foi identificado que o jogador simulou a queda e com isso o pênalti foi desmarcado.

Nem sempre não jogar um tempo deixa de cobrar um preço, e geralmente a punição costuma ser severa, como foi o caso do Vitória.

Aos 43 minutos, Marcos Júnior fez jogada no centro de campo e fez belo lançamento para dentro da área, onde achou Lucas Tocantins, que dividiu com Lucas Arcanjo, ficou com a bola, e só empurrou para as redes, para virar o marcador. Após consulta do lance no VAR, foi confirmado o gol, já que existia suspeita que o atacante que anotou o gol da virada estivesse em impedimento.

Somente no fim de jogo que o Vitória percebeu que se não reagisse, poderia sair derrotado do jogo. Já aos 50 minutos, após Roberto cruzar para área do Remo, a finalização de Matheusinho dentro da área parou na boa defesa de Vinícius.

O empate parecia perto de acontecer. Aos 51 minutos, Fernando Neto arriscou uma bomba de fora da área e viu a bola bater no travessão do Remo.

Apesar de toda pressão aos trancos e barrancos do Vitória no fim do jogo, o placar não foi novamente alterado em Salvador.

Análise do Vitória na partida

Passa o tempo, muda o treinador, mas não muda a postura do Vitória nas partidas. Segue algo costumeiro e tradicional, o Rubro-Negro abrir o marcador, ter uma vantagem, recuar e dar campo para o adversário crescer, pressionar, até chegar ao empate ou até pior, virar o placar. Por uma mescla de sorte e incompetência dos adversários, o Leão não sofre resultados piores. Hoje o Remo foi o oposto e soube ser eficiente justamente durante a queda de produção dos baianos.

Mais uma oportunidade valiosa que o Vitória desperdiça de deixar a zona de rebaixamento de forma tranquila. Merecidamente, o Rubro-Negro está na situação em que está, e porque merecidamente? Porque o time não tem feito nada de diferente para sair da má fase. Uma invencibilidade mentirosa que possuía, continha quatro empates e apenas dois triunfos, sendo que na maioria dos jogos, o time tinha atuação muito abaixo do esperado. Dizer que essa equipe já merece deixar o grupo dos quatro últimos é até utopia.

Talvez a partir do momento que conseguir ter uma atuação minimamente equilibrada em dois tempos, o Vitória possa pensar em deixar a zona de rebaixamento e parar de sofrer com as últimas posições. Até lá, o time terá que conviver com o sofrimento que parece não ter fim.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[População ocupada cresceu 4,2% em 2023, aponta IBGE]

Número de brasileiros empregados saltou de 95,2 milhões para 99,2 milhões de pessoas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!