Você conhece todos os tipos de batata? Veja quais são e como utilizá-las na cozinha!

Aos detalhes...

[Você conhece todos os tipos de batata? Veja quais são e como utilizá-las na cozinha! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

 O universo culinário é muito amplo, com diversidade de ingredientes e diferentes formas de preparo. Um dos itens mais consumidos no Brasil, a batata é um alimento versátil dentro da cozinha, podendo ser utilizada de várias maneiras. Porém, muitos não sabem que existem vários tipos deste tubérculo. A nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Tamiris Pitana, dá dicas de como utilizar as variedades de batatas durante o preparo de receitas.

Batata inglesa: a mais consumida pelos brasileiros, a batata inglesa é rica em nutrientes, como vitamina B, ferro e cálcio. Com teor de amido de até 20%, o alimento é indicado para uma ampla variedade de receitas, como purê de batata, para ser assada e até frita.

Batata doce: fonte de fibras e carboidratos, o tubérculo é muito indicado para quem precisa repor nutrientes em uma dieta. Com casca roxa e com sabor adocicado, a batata doce pode ser assada, cozida, frita e até mesmo feita em formato de chips para substituir produtos industrializados.

Batata asterix: parecida com a batata inglesa, este tipo se diferencia pela sua casca, que pode ser roxa ou rosa. Com uma textura mais seca e com alto teor de amido, o alimento é ideal para frituras. Por ser leve, deve-se evitar cozinhar ou fazer ensopados com ela, pois tendem a inchar e desmanchar.

Batata yacon: muito conhecida no Japão, o tubérculo tem uma cor alaranjada e sabor mais doce. Pode ser consumido cru ou em saladas e até massas de pão e macarrão. Para quem buscar por uma alimentação mais saudável, a batata é uma indicação, já que contém baixo teor calórico.

Batata baraka: de aspecto considerado sujo, a batata baraka é originária da Holanda e muito encontrada em feiras livres e mercados de pequenos produtores. É muito indicada para preparo de frituras, pela baixa quantidade de água, também podendo ser usada em pratos que precisam ser cozidos.
Batata baroa: conhecida como mandioquinha, o alimento tem uma cor amarelada, sabor adocicado e aroma marcante. Com formato mais estreito que a batata inglesa, o tubérculo é rico em vitaminas A, B e C, além de ser versátil na cozinha, podendo ser usado em purês ou em assados. Também é indicado para introdução alimentar das crianças.

Batata bolinha: de formato pequeno, com textura seca e leve, este tipo de batata é muito consumido como petiscos ou em receitas de massas, como nhoque. Algumas pessoas usam esse tipo para produzir conservas, acompanhada de cebola e ervas aromáticas, e posteriormente servida como aperitivo. Existem variações na cor de sua casca, podendo ser encontrada em tons avermelhados, amarelados e roxos. É muito similar a batata inglesa.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vídeo: motoristas reclamam de acúmulo de água em trecho da Avenida Paralela, em Salvador]

Condição ocorre por conta do grande volume de chuvas; Seman diz que monitora casos de alagamentos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!