Volkswagen mostra linha 2023 de caminhões leves e extrapesados

VWCO mostra novo Delivery além do Constellation que serão mostrados na Fenatran em novembro

Antes da chegada da Fenatran, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mostrou a linha de caminhões concentrando seu foco na linha leve e extrapesada.

A nova geração dos produtos chega para atender o Proconve P8, que utiliza o conceito Euro 6, conferindo mais eficiência, menor custo de manutenção, menor nível de emissão de gases nocivos ao meio ambiente, novos sistemas de segurança, conforto para o motorista e conectividade aos caminhões.

Uma das estrelas da marca no país é o caminhão urbano Delivery. Depois de atualizações pontuais na linha 2021 chega a nova geração da linha Delivery que ganha novas lanternas de LED, novos equipamentos de segurança, e promete uma economia de até 5% ante o Euro 5, maior eficiência, entre outros equipamentos. A linha Delivery passa a ter motor de 160 cv na linha Express e de 160 cv na configuração de 6 toneladas. Também terá motor de 180 cv para as opções de 9 e 13 toneladas.

Em relação ao Constellation, o caminhão também ficou 5% mais econômico, além de ganhar um novo interior com novo volante, novos bancos com cintos integrados e com ajustes elétricos e pacotes de segurança. Ao todo, são 14 modelos vendidos. O modelo ganhou motores de 210, 260 e 320 cv. A transmissão pode ser automática de 8 velocidades ou automatizada de 12 posições, que é a mesma do Meteor. O caminhão também ganhou uma suspensão parabólica para ampliar o conforto.

A linha 2023 do Meteor ganhou 5% de torque e 5% de eficiência de combustível. Também ganhou novos detalhes no interior como um novo volante. A novidade passa a contar com motores de 480 e 530 cv. Serão vendidos dois modelos com três revisões com mão de obra gratuita.

Todos os caminhões da linha 2023 contam com controle de estabilidade de última geração, assistente de partida em rampa, controle de tração adaptativo, ABS com EBD para melhor distribuição de frenagem e o freio eletrônico para os Tractors. As novidades incluem mais de 70 funções no computador de bordo dos painéis analógicos e conectividade com smartphones. A linha 2023 também recebeu painéis de instrumentos digitais Full TFT com mais de 80 funções e conectividade espelhando funções da central multimídia diretamente no cluster digital.

Além destes modelos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus revelou que já trabalha em tecnologias 100% autônomas. Contudo, não informou quando esse sistema equipará seus caminhões no futuro. Todos esses modelos serão apresentados oficialmente na Fenatran, que acontece em novembro deste ano.

Mercado na visão da marca 

O Volkswagen e-Delivery teve mais de 350 unidades vendidas desde o lançamento em 2021. O caminhão elétrico já é importado para o México, Argentina, Chile, Colômbia, entre outros mercados da América Latina.

Já o Constellation 25.460 teve mais de 500 unidades vendidas em seis meses. Lançado em 2020, o Meteor teve mais de 8 mil unidades compradas. Com esses números, a marca lidera o mercado de caminhões no Brasil com 28,6% de participação de mercado entre janeiro e agosto deste ano.

Expectativas

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, que tem uma fábrica em Resende, no Rio de Janeiro, tem a expectativa de diminuir os gargalos na linha de produção em 2023, driblando os problemas com a falta de componentes eletrônicos com um trabalho mais próximo dos fornecedores. A empresa também irá exportar em 2023 o Meteor para Argentina.

A linha de produção de Resende tem capacidade de produzir 100 mil veículos por ano. Ao todo, a produção conta com 500 técnicos e engenheiros, além de um amplo campo de provas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Idoso morto em banco no Rio já foi militar do Exército e motorista, mas sobrevivia de 'bicos' ]

Segundo a família, do ano passado para cá Paulo precisou ser internado diversas vezes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!