Volvo terá mini SUV elétrico no Brasil e EX 90 terá vendas iniciadas este ano

Novidades foram apresentadas no Volvo Summit em SP

A Volvo informou que a pré-venda do EX90 começa ainda neste ano no Brasil, mas o lançamento oficial acontecerá apenas em 2024. A marca também informou que venderá por aqui um novo SUV compacto no próximo ano. Durante o evento Summit Volvo 2023, a marca reuniu jornalistas de todo o país onde o Farol da Bahia estava presente e anunciou ainda que o mini SUV elétrico da marca também será vendido no Brasil. A revelação global será em junho na Europa. 

O novo Volvo EX90, que ainda não teve o preço revelado, utiliza a nova plataforma SPA2, que é dedicada para carros elétricos. O crossover vem equipado com dois motores elétricos com imã permanente, que entregam 517 cv com torque de 92,8 kgfm. O modelo traz uma bateria de 111 kWh, que confere uma autonomia de até 600 quilômetros com uma carga. Segundo a fabricante, é possível fazer de 10% a 80% do carregamento da bateria em apenas 30 minutos.

Lançado na Europa no ano passado, o novo Volvo EX90 mede 4,95 metros de comprimento e tem entre-eixos de 2,98 m, o que permite acomodar sete passageiros sem muitos apertos. 

Além disso, o SUV elétrico tem 15% de aço e 25% de alumínio reciclados, bem como 48 kg de plásticos reutilizados e materiais de origem natural na carroceria e no acabamento interno.

O interior do novo EX90 conta com uma central multimídia de 14,5 polegadas disposta na vertical com sistema Google e com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fios. De acordo com a marca, será possível utilizar o smartphone como chave para travar ou destravar as portas do SUV elétrico. Ainda tem um sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins com alto-falantes dentro do encosto de cabeça dos bancos dianteiros.

O novo Volvo EX90 conta com novas câmeras, radares, sensores e um novo sistema LIDAR a laser, que permite ter uma visão de 360 graus em tempo real de objetos que estão à volta do veículo, seja de dia ou de noite. Com essa tecnologia, o SUV de grande porte pode evitar possíveis acidentes, uma vez que é capaz de perceber se o motorista está dirigindo de maneira segura.

Mini SUV prometido mas não revelado 

Na imagem divulgada pela Volvo é possível ver apenas a silhueta do novo SUV elétrico compacto, que tem uma traseira bem mais curta do que o EX90 mas que mantém as linhas visuais dos produtos da marca sueca. Ainda não é possível confirmar a motorização e a autonomia do crossover. 

A Volvo deve equipar o crossover com sistemas de segurança semiautônomos e central multimídia com sistema Google.

Vendas de eletrificados no Brasil

A Volvo, que é primeira marca no Brasil a vender apenas carros híbridos e 100% elétricos, oferece os híbridos XC90 e XC60. Já os elétricos são o C40 e XC40. 

Segundo a empresa, a ideia é vender 10 mil carros neste ano, sendo que 5 mil devem ser elétricos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!