Wine seleciona vinhos especiais para celebrar e harmonizar no Dia Mundial do Queijo

Aos detalhes...

[Wine seleciona vinhos especiais para celebrar e harmonizar no Dia Mundial do Queijo ]

FOTO: Divulgação

Uma dupla é uma dupla! Pão com manteiga, arroz com feijão, café com leite … são tantos duetos que a gente ama na vida, não é? Mas quando se fala em queijo, não dá pra negar que sua principal companhia é um bom vinho! Agora, no Dia Mundial do Queijo, comemorado em 20 de janeiro, a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, preparou dicas especiais para você aproveitar os famosos e tão desejados queijos e vinhos. 

A primeira dica é do tradicional Mac & Cheese, um clássico macarrão americano conhecido por ser regado a muito queijo. Historicamente, esta receita leva parmesão, cheddar, manteiga e leite em sua composição para ficar bem cremoso. Como é um prato mais gorduroso, o ideal é um vinho branco com acidez vibrante para ajudar a limpar a untuosidade no paladar. A dica é o delicioso Nattitude Gran Reserva Sauvignon Blanc 2020, um vinho com acidez viva, frutado em aromas e sabores e super refrescante. 

Para um almoço de domingo pensado com muito carinho, uma lasanha aos quatro queijos é uma ótima pedida. Esta receita traz um mix de queijos, em que é possível escolher o de sua preferência, unidos à massa da lasanha, um prato com média estrutura e com muita untuosidade proveniente dos queijos. A dica é investir no espumante, um vinho que tem acidez e frescor que harmoniza muito bem com a maioria dos queijos, uma combinação democrática e saborosa. O Espumante Dancing Flame D.O. Colchagua Costa Brut é certeiro: leve, frutado, com acidez vibrante, refrescante e com final muito agradável. 

Sabe aqueles dias que o melhor mesmo é um prato mais fácil de ser feito sem abrir mão do sabor? Pois bem, a batata recheada com queijo e bacon cumpre muito bem esse papel com maestria! A receita permite brincar e trazer mais de um tipo de queijo, e também fica muito interessante ao adicionar requeijão na base do recheio para deixar mais cremoso. Um vinho rosé mais frutado e com acidez mais vibrante vai muito bem com este prato que tem a estrutura da batata, proteína e gordura do bacon e untuosidade do queijo. Aposte no La Combe Dor I.G.P. Pays dOc Grenache 2020, um vinho com marcantes notas de frutas vermelhas no aroma e paladar, em boca tem leveza, acidez presente e muito frescor, uma combinação que é sucesso!

E um jantar especial é sempre bem-vindo e para isso nada como um risoto de Parmesão acompanhado com Filé Mignon! Um prato saboroso, estruturado e requintado que pede um vinho à altura, e o Esteban Martín Reserva D.O.P. Cariñena Garnacha Cabernet Sauvignon 2017 é uma excelente opção. Este exemplar passa 14 meses em barricas de carvalho, o que agrega maior complexidade em aromas e sabores, além de deixar os taninos mais macios. A Garnacha traz notas frutadas e a vibração de sua acidez, o que proporciona um vinho suculento em seu blend com a Cabernet Sauvignon.

“Para uma harmonização de sucesso é importante estar atento à variedade de leite que produziu o queijo, o processo de produção, estrutura, o tempo de maturação e também estar atento às características do vinho. No geral, o espumante tem acidez e frescor para a maioria dos queijos, com exceção dos azuis, os rosés são vinhos coringas que vão bem com qualquer tipo de queijo, os de cor clara com queijos mais leves e os mais escuros com mais estruturados. Os vinhos brancos são excelentes parceiros dos queijos, pois tem uma grande variedade de estilos e boa acidez. Os vinhos tintos vão melhor com queijos mais maturados e estruturados, caso contrário, haverá uma sobreposição de sabores”, explica a sommèliere da Wine, Thamirys Schneider.

A história do queijo é milenar e está presente até os dias de hoje em diversas culturas, além, claro, de compor excelentes pratos. Aproveite as dicas de harmonização e desbrave o vasto portfólio da Wine para fazer suas harmonizações de queijos com vinhos. Tim-tim e saúde! 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!