Força e massa muscular diminuem risco de covid grave, segundo estudo

Infectados com boa saúde muscular tendem a ter tempo de internação menor

[Força e massa muscular diminuem risco de covid grave, segundo estudo]

FOTO: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um estudo para avaliar qual a relação entre força e massa muscular com a evolução da Covid-19 nos infectados. Os resultados indicara, que uma pessoa com boa saúde muscular tendem a ter tempo de internação menor, no caso de doença moderada ou grave. 

Em entrevista ao Portal R7, o pesquisador Hamilton Roschel, coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e da FMUSP, explica que foram usadas referências da literatura médica.

“A condição muscular ou condição de vulnerabilidade está relacionada com desfechos desfavoráveis em uma série de situações. Por exemplo, um paciente idoso que vai para cirurgia e tem pouca massa muscular, está muito mais exposto”, conta Roschel.

“Essa lógica se mantém na covid. Conseguimos perceber que aqueles que chegavam com melhor saúde muscular ao hospital, ou seja, com mais força e massa muscular, ficavam menos tempo internados do que aqueles que chegavam com menos força e massa muscular”, completa.

A pesquisa foi feita com 186 pacientes internados no Hospital das Clínicas da USP, com idades entre 44 e 74 anos. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!