Saiba quais são os 10 alimentos fundamentais para o bom crescimento das crianças

Fontes de vitaminas e proteínas, a oferta deve ser ampla

Existem alimentos indispensáveis ao bom crescimento infantil. Em sua maioria, alimentos simples e fáceis de encontrar. Veja na lista quais os 10 indispensáveis ao bom crescimento dos pequenos. 

Ovos: Fonte de proteínas é extremamente importante para a formação do cérebro. Comece oferecendo a gema cozida (um quarto, a partir dos 8 meses). A clara costuma ser recomendada depois do primeiro ano, porque pode causar reações alérgicas. Prefira o orgânico ou o caipira, por causa da quantidade de hormônios, e prepare cozido, mexido ou pochê. 

Sardinha: Repleto de cálcio e ômega 3, o peixe auxilia na formação dos músculos e dos ossos e ainda protege o coração. Para aproveitar tudo o que ele oferece, dê preferência às versões assada, cozida ou grelhada – enlatada também vale, embora seja mais calórica e tenha mais sódio.

Iogurte: Ótima fonte de cálcio e proteínas. Também garante o equilíbrio do trato gastrointestinal, importante para absorver os nutrientes corretamente.

Brócolis: Com compostos que ajudam a combater inflamações, fortalece os ossos, mantem o sistema nervoso saudável e auxilia na digestão. Ofereça cozido ou no vapor. Se a criança não aceita bem o sabor, você pode colocar na sopa ou misturar com o arroz.

Abacate: Ajuda na absorção de nutrientes porque possui grande quantidade de antioxidantes além de manter o bom colesterol e fornecer energia para garantir o pique.

Quinua: Alimento de alto valor biológico que tem aminoácidos essenciais que o  corpo precisa para funcionar. Beneficia o sistema nervoso, a manutenção muscular, a síntese de hormônios e a formação dos ossos. Pode ser servido com a salada, substituir o arroz ou ser batido com vitamina (farelo). Para os dois primeiros casos, basta cozinhar com água e sal (o ponto é macio e firme)..

Arroz e Feijão: A velha e boa combinação onde um complementa o outro na questão dos aminoácidos. O arroz, é uma ótima fonte de energia e ajuda na absorção de todos os nutrientes do feijão, rico em ferro e vitaminas do complexo B.

Cenoura: Rica em vitamina A é importante para saúde dos olhos e da pele. Deve ser cozida no azeite para melhor aproveitamento do betacaroteno.

Carne: Alta fonte de proteínas, fornece diversos nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança, como ferro e zinco. Não deve ser preparada frita, mas sim, grelhada.


Comentários