/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

162.253 agendamentos de pericia no INSS já foram solicitados desde reabertura

Notícias
Economia

162.253 agendamentos de pericia no INSS já foram solicitados desde reabertura

Tempo médio para realização de agendamento é de 12 dias

Por Da Redação
162.253 agendamentos de pericia no INSS já foram solicitados desde reabertura
Foto: Reprodução/Revista Movimento

Há quase um mês após a reabertura de parte das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o tempo médio para agendamento de perícia médica é de 12 dias. Atualmente, 325 agências estão aptas ao atendimento pericial presencial. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, esse número vai aumentar de acordo com as vistorias que forem realizadas em cronograma do instituto. 

Até agora, 26% do total de 3.500 peritos médicos federais ativos voltaram a atender presencialmente. A secretaria explica que quase 40% preenchem requisitos para permanecer em trabalho remoto, segundo os critérios estabelecidos em normativos federais. Outros são peritos em agências que ainda não estão aptas ao retorno do atendimento presencial.

As agências começaram a reabrir gradualmente em 14 de setembro, mas o retorno dos peritos foi a partir do dia 25, após impasse com a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), que questionava as medidas de segurança contra a covid-19. Desde o retorno das atividades periciais, 162.253 agendamentos já foram solicitados e 65.270 requerimentos estão com perícia agendada para os próximos dias, segundo a secretaria.

Mesmo com a volta da perícia nas agências, ainda é possível pedir antecipação do auxílio-doença ao INSS, de forma remota, até 31 de outubro. Neste caso o segurado deve anexar um atestado médico junto ao requerimento, feito, exclusivamente, pelo “Meu INSS”. 

A perícia é necessária para a concessão de vários benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros. Mas só são atendidos segurados com agendamento feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102