17% dos brasileiros, em algum momento, cogitaram praticar suicídio, diz estudo

No Brasil, 12.895 suicídios foram registrados em 2020, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

[17% dos brasileiros, em algum momento, cogitaram praticar suicídio, diz estudo]

FOTO: Reprodução

Alguém próximo a você sofre de depressão ou tem ideação suicida? É preciso falar (e ouvir) sobre isso. Buscar informação sobre o assunto é fundamental para não se deixar levar por mitos. 

Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) criaram a campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de promover a informação sobre saúde mental e a prevenção do suicídio.

Por mais delicado que seja o tema, tratar como tabu ou fingir que não existe só piora a situação.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.

Pandemia

O impacto na saúde mental da população decorrente da pandemia de Covid-19, de acordo com especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda será sentido por um bom tempo, potencializando os casos de depressão, ansiedade e estresse em todo o mundo.

Uma pesquisa feita pela ABP revela que 89,2% dos especialistas entrevistados destacaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido aos efeitos do novo coronavírus na sociedade.

De acordo com dados divulgados pela ABP no âmbito da campanha do Setembro Amarelo deste ano, cerca de 96,8% dos casos de suicídio no Brasil estão relacionados a transtornos mentais, além do abuso de drogas.

Um estudo conduzido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado em agosto de 2020 no periódico científico The Lancet, apontou um aumento de 90% nos casos de depressão no Brasil durante os primeiros meses da atual pandemia - o número de pessoas com crise de ansiedade e estresse agudo, segundo a análise, praticamente dobrou entre março e abril de 2020. 

Além disso, uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho de 2020 deu conta de que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa naqueles primeiros meses da pandemia do novo coronavírus.

Profissionais da OMS chamam de "quarta onda" da Covid-19, os desdobramentos mentais decorrentes do isolamento social, segundo a entidade eles também são fatores de risco para o suicídio.

Comportamentos suicidas

Não é possível prever com certeza se uma pessoa vai ou não tirar a própria vida. Existe uma série de elementos – psicológicos, biológicos, culturais e socioambientais – que podem levar ao desfecho.

É preciso estar atento ao comportamento das pessoas à sua volta e não ignorar sinais que podem ser pedidos de ajuda.

Segundo um estudo recente da Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, cogitaram praticar o suicídio, sendo que 4,8% destes chegaram a elaborar um plano para isso. Muitos, porém, foram além: de acordo com dados compilados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados no Brasil 12.895 suicídios no Brasil em 2020.

Conheça alguns possíveis sinais de comportamento suicida:
 

- Falar muito sobre a própria morte e demonstrar desesperança em relação ao futuro;
- Usar expressões que manifestam intenções suicidas: “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria
poder dormir e nunca mais acordar”, “é inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”, “vocês vão ficar
melhor sem mim”, não aguento mais”;
- Reduzir as interações: não atender a telefonemas, não responder mensagens ou ser evasivo;
- Apresentar grandes mudanças de humor (estar eufórico em um dia e profundamente desencorajado em outro);
- Ter atitudes arriscadas, como dirigir de forma imprudente ou entrar em brigas;
- Começar a se despedir de amigos e familiares como se não fosse vê-los novamente. 

Acompanhamento profissional

A psicóloga clínica, Gilmara Lima, afirma que uma das características do pensamento suicida é a distorção mental da percepção da realidade. 

“A pessoa tem uma avalição rigorosamente negativa sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro. Muitas vezes, vislumbra apenas a morte como possibilidade para o fim de um sofrimento. Isso somado a um comportamento impulsivo pode levar a um fim trágico", informa.

O acompanhamento psiquiátrico e psicológico oferece outras perspectivas e ajuda a desenvolver habilidade emocional para administrar adversidades da vida. Aos poucos, é possível reencontrar a força para recomeçar.

“O aumento de casos de suicídio e muitos relatos de clientes sobre o tema me impulsionaram a abrir uma clínica de psicologia e psiquiatria. Nós, profissionais da psicologia, podemos ajudar a diminuir os casos de suicídio, através do atendimento humanizado. O amor cura tudo. Estamos atendendo muitas pessoas carentes, necessitadas de amor, afeto e atenção, muito mais que simples técnicas. Nossa meta é acolher o outro. Para que ele entenda que o autoconhecimento precisa ser libertador e prazeroso”, disse.

Gilmara Lima acrescenta ainda que “todo tratamento da psique humana tem como foco reconectar o paciente com todas as suas formas de sentir-se amado e ser capaz de amar”.

O Ministério da Saúde orienta que se existe uma pessoa que está em perigo imediato, ela não deve ficar sozinha.

É necessário procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência ou entrar em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa. Além disso, é importante se assegurar de que ela não terá acesso a meios para provocar a própria morte em casa.

CVV

Fundado em 1962, em São Paulo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio - a instituição participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio com o 188.

O Centro promove o bem-estar das pessoas e previne o suicídio, em total sigilo, 24h por dia. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!