/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

40% dos domicílios receberam auxílio emergencial em 2020, aponta pesquisa

Notícias
Economia

40% dos domicílios receberam auxílio emergencial em 2020, aponta pesquisa

Quantia correspondeu, em média, a quase metade do rendimento dos beneficiários

Por Da Redação
40% dos domicílios receberam auxílio emergencial em 2020, aponta pesquisa
Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) mostrou que 40,4% dos domicílios nas regiões Metropolitanas do Brasil receberam o auxílio emergencial em agosto deste ano.

Segundo os dados, o auxílio foi correspondente, em média, a 43,2% dos rendimentos totais dos beneficiários. Em outros 31,1% domicílios, a quantia foi responsável por mais da metade dos rendimentos.

Sobre o resultado, um dos coordenadores do estudo e professor do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS, André Salata, ressalta que é necessário que o Governo Federal aplique novas medidas financeiras para as populações de baixa renda diante do encerramento do auxílio emergencial, pago para trabalhadores autônomos, informais e pessoas que perderam o emprego durante a pandemia da covid-19.

"Diante da perspectiva de encerramento do Auxílio Emergencial do Governo Federal, é muito importante que a sociedade brasileira discuta urgentemente medidas de proteção aos mais pobres. A pandemia ganhou novo fôlego nas últimas semanas, e o cenário econômico que se anuncia não é muito positivo. Assim, a renda do trabalho ainda deve demorar para se recuperar, e será preciso continuar protegendo a população mais vulnerável para evitar uma situação ainda mais preocupante", afirmou o pesquisador.

O estudo faz parte da segunda edição do Boletim - Desigualdades nas Metrópoles, realizado em parceria entre a PUCRS, o Observatório das Metrópoles e pelo Observatório da Dívida Social na América Latina (RedODSAL). Os resultados são divulgados de forma trimestral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102