"A ingovernabilidade consiste em andar de costas para a Constituição", diz Ayres Britto

O líder do governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros (PP), criticou a Constituição

[

FOTO: Agência Brasil

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, reagiu à declaração do líder do governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros (PP), após critica a Constituição e o Judiciário. Barros havia dito que o Brasil deveria seguir o exemplo do Chile e rever a Constituição. 

“Respeito a opinião contrária, mas acho que a ingovernabilidade consiste em andar de costas para a Constituição. A Constituição governa quem governa. Se o país atravessa este período todo de crise, não é por defeito da Constituição, é por falta do cumprimento fidedigno dela. Se cumprirmos a Constituição, não tem como dar errado. A Constituição governa permanentemente quem governa transitoriamente. Basta vestir a camisa dela [da Constituição] e tudo vai dar certo. Agora, vestir a camisa mesmo.”

Ayres Britto continuou afirmando que “alguns setores do Brasil têm um pé atrás com a Constituição". A Constituição pode ser emendada  por um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; pelo presidente da República; e por mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação.

“Que Constituição é mais politicamente democrática que a nossa? Mais filosoficamente civilizada? Mais humanista? Mais culturalmente civilizada? Nós devíamos ter orgulho dessa Constituição. Tem defeitos? Tem, mas no varejo, pontualmente, aqui e ali. No seu atacado normativo, na sua principiologia, na sua estruturalidade, é um primor", completou o ex-ministro. 


Comentários