Atividade econômica perde ritmo no início do segundo trimestre, aponta IBGE

Serviços, comércio e produção industrial apresentaram desaceleração em abril

[Atividade econômica perde ritmo no início do segundo trimestre, aponta IBGE]

FOTO: Reprodução

Diante de um cenário de juros altos e inflação persistente, a atividade econômica iniciou o segundo trimestre apresentando desaceleração no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O relatório de desempenho do setor de serviços relativo a abril, divulgado nessa terça-feira (14), mostrou que o volume do principal segmento da economia nacional avançou 0,2%, quando comparado com março.

Já a variação veio abaixo da alta de 1,4% registrada no terceiro mês do ano. Analistas consultados pela agência Reuters projetavam elevação de 0,4% em abril. O setor de serviços engloba bares, restaurantes, hotéis, companhias de transporte, empresas de tecnologia e instituições financeiras.

Antes de publicar o desempenho de serviços, o IBGE já havia informado os dados sobre as vendas do comércio varejista e da produção industrial. O varejo cresceu 0,9% em abril. Essa foi a quarta alta consecutiva, mas a menos intensa do período. Os avanços foram de 2,4% em janeiro, de 1,4% em fevereiro e de 1,4% em março.

A produção industrial apresentou crescimento de 0,1% em abril. A variação foi a terceira positiva em sequência, mas veio após altas mais robustas, de 0,7% em fevereiro e de 0,6% em março.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!