Banco Central define patamar futuro da taxa de juros nesta quarta-feira (15)

Decisão pode elevar juros básicos ao maior patamar em 5 anos

[Banco Central define patamar futuro da taxa de juros nesta quarta-feira (15)]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central estabelece nesta quarta-feira (15) o patamar futuro da taxa básica de juros. Em caso de confirmação das expectativas, a resolução a ser anunciada no início da noite elevará a Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25% ao ano, o maior patamar desde fevereiro de 2017.

No último encontro, quando aumentou a Selic para 12,75% ao ano, o Copom destacou que o objetivo da decisão era conter a inflação, hoje perto de fechar 2022 acima do teto da meta pelo segundo ano consecutivo. Além disso, existe a preocupação com o futuro dos preços das commodities (matérias-primas).

Também foi comunicado o novo salto dos juros básicos, com uma extensão do ciclo de altas em um ajuste de menor magnitude do que o salto de 0,75 ponto percentual. "Tal estratégia foi considerada a mais adequada para garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos", destaca a autoridade monetária na ata da última reunião.

Dessa forma, a 11ª elevação consecutiva da taxa de juros pode funcionar como uma medida de política monetária para reduzir os preços, afirma a autoridade.


Comentários