/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Brasil chama atenção dos jornais internacionais após esconder dados sobre a covid-19

Notícias
Mundo

Brasil chama atenção dos jornais internacionais após esconder dados sobre a covid-19

De forma negativa, várias jornais internacionais publicaram que o presidente estaria ocultando informação

Por Da Redação
Brasil chama atenção dos jornais internacionais após esconder dados sobre a covid-19
Foto: Reprodução

O Brasil foi destaque no mundo após a mudança do Ministério da Saúde na divulgação dos dados sobre a covid-19. De forma negativa, várias jornais internacionais publicaram que o presidente estaria ocultando informação. 

 "Bolsonaro esconde número de mortes e total de casos por coronavírus no Brasil", colocou em seu título o jornal britânico The Guardian. Além disso, ele chamou a iniciativa do governo brasileiro de "movimento extraordinário que os críticos chamam de tentativa de esconder o verdadeiro número de vítimas da doença".

A reportagem, diz que "após meses de críticas de especialistas que dizem que as estatísticas do Brasil são terrivelmente deficientes e, em alguns casos, manipuladas, o que significa que talvez nunca seja possível obter uma compreensão real da profundidade da pandemia no país".

No fim do dia, o Guardian fez outra matéria com o título: "Brasil deixa de divulgar número de mortos por Covid-19 e apaga dados do site oficial".  Outro local que ganhou manchete foi no britânico Financial Times, que disse que o "Brasil é acusado de ocultar dados sobre crise de coronavírus"

O jornal descreve Bolsonaro como "presidente de extrema direita", que "há muito tempo é acusado de subestimar a gravidade do surto, levando ao despedimento de um ministro da saúde e à demissão de outro, e à nomeação de um general sem experiência em saúde pública para substituí-los".

Indo na mesma linhagem, o jornal americano The Washington Post, um dos mais influentes dos Estados Unidos, dedicou sua manchete para o mesmo tema.  "À medida que as mortes por coronavírus no Brasil aumentam, Bolsonaro limita a divulgação de dados", colocaram no título. 

No texto, eles afirmaram que "a retirada repentina dos dados acumulados provocou uma avalanche de críticas quando as pessoas nas cidades retornaram às suas varandas para bater em panelas e detratores sugeriram que o governo federal estava tentando ocultar a gravidade de uma crise de saúde pública que pouco fez para resolver".

A rede de TV americana ABC News reproduziu texto da agência internacional de notícias Associated Press afirmando que o Brasil ocultou dados do total de mortos pela Covid-19.

Já no Catar, a emissora Al Jazeera,  mais importante rede de televisão do mundo árabe,  publicou reportagem em seu site com o título "Brasil deixa de publicar números de coronavírus".

Diante da repercussão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu "transparência" ao Brasil no combate ao novo coronavírus. A coletiva de imprensa ocorreu nesta segunda-feira (8).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102