Brasil: desemprego bate recorde ao aumentar para 13,8% em julho

País perdeu 7,2 milhões de postos de trabalho em três meses

[Brasil: desemprego bate recorde ao aumentar para 13,8% em julho ]

FOTO: Reprodução

A taxa de desemprego no Brasil bateu recorde ao subir para 13,8%no trimestre encerrado em julho, atingindo 13,13 milhões de pessoas e um fechamento de 7,2 milhões de postos de trabalho. As informações são da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgadas hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com os dados atualizados, essa foi a maior taxa de desemprego da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Os reflexos são do impacto da pandemia de Covid-19 que afeta a economia desde final de março deste ano. 

Sobre o número de desempregados, o contingente de 13,13 milhões no trimestre encerrado em julho é o maior desde abril de 2019, quando somavam 13,17 milhões. O recorde histórico foi registrado em 2017, com 14,1 milhões. 

Já a população fora da força de trabalho atingiu o recorde da série e chegou a 79 milhões de pessoas, um acréscimo de 8 milhões em relação ao trimestre anterior e de 14,1 milhões em 12 meses.

Os especialistas apostam que com uma flexibilização cada vez maior do distanciamento social, as pessoas voltem a buscar trabalho. 

Carteira assinada tem queda histórica

A categoria dos empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi estimada em 29,4 milhões de pessoas, menor nível desde a série histórica. Ou seja, uma queda de 8,8% (menos 2,8 milhões) se comparado ao trimestre encerrado em fevereiro.

Já o número de empregados sem carteira assinada (8,7 milhões de pessoas) caiu 14,2% (menos 1,4 milhão de pessoas) em relação ao trimestre móvel anterior e 25,4% (menos 3,0 milhões) em 12 meses.

O número de trabalhadores por conta própria somou 21,4 milhões de pessoas, o que representa uma queda de 8,4% (menos 2,0 milhões) frente ao trimestre anterior e de 11,6% (menos 2,8 milhões) ante o mesmo período de 2019.

Queda na contribuição para a Previdência

Ainda de acordo com a divulgação do IBGE, o número de contribuição para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) encolheu de 57,4 milhões no trimestre encerrado em fevereiro para 54 milhões no trimestre encerrado em julho. Mais de 3 milhões deixaram de contribuir para a Previdência com a pandemia do novo coronavírus. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Incêndio em pousada deixa nove mortos e sete feridos em Porto Alegre]

Local não tinha um Plano de Prevenção contra Incêndio e funcionava de forma irregular

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!