Brasil: especialistas alertam para aumento de casos de Covid-19 nas próximas semanas

A retirada do uso de máscaras reflete no crescimento

[Brasil: especialistas alertam para aumento de casos de Covid-19 nas próximas semanas ]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma nova onda de Covid-19 que já avança na Ásia, Europa e Estados Unidos já preocupa especialistas brasileiros, que alertam para o aumento de casos da doença no país nas próximas semanas. 

Segundo eles, a retirada das medidas contra a Covid, como o uso de máscaras e maior interação entre as pessoas já se refletem em um crescimento no número de casos, o que pode aumentar as hospitalizações e mortes, ainda que seja proporcionalmente menor que as outras ondas. 

Em São Paulo, por exemplo, as novas internações em UTI para Covid aumentaram 86,5% entre o dia 17 e 31 de outubro, enquanto as internações na região metropolitana cresceram 46% no mesmo período. 

"Nós infectologistas já notamos, nas últimas duas semanas, crescimento de atendimentos de covid, e isso já se reflete na maior procura nos prontos-socorros, que são nosso termômetro. Nas próximas duas semanas acredito que já vamos detectar um aumento expressivo nos novos casos", diz Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em entrevista ao Valor, da Globo.

A taxa de reprodução do coronavírus no país, o chamado Rt, já se aproxima de 1. Atualmente, ele está em 0,91, sendo que no dia 10 de outubro estava em 0,68. Uma reprodução acima de 1 significa que a cada cem infectados transmitem para outros cem. Com isso, o ideal é que o Rt esteja sempre abaixo de 1, para um maior controle do vírus. 

Uma das hipóteses levantadas pelos especialistas é a maior circulação de pessoas registrada nas últimas semanas por causa do período eleitoral. 

Enquanto o fim da pandemia não chega, os infectologistas recomendam vacina, especialmente aos idosos e pessoas imunossuprimidas, e uso de máscaras, se possível, em alguns locais fechados. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!