Brasil registra mais de 3 casos de 'stalking' por hora, diz Fórum

Dados, no entanto, ainda são imprecisos

[Brasil registra mais de 3 casos de 'stalking' por hora, diz Fórum ]

FOTO: Agência Brasil

Mais de 3 casos de 'stalking' foram registrados por hora no Brasil em 2021, segundo mostra o mais recente mapeamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ao todo, 27,7 mil casos de perseguição foram registrados no ano passado pelas polícias dos 22 estados brasileiros que divulgaram os dados. Por isso, o fórum pede cautela na análise dos dados, já que nem todos os Estados contabilizam as denúncias.

O crime de perseguição, seja no meio físico ou digital, foi tipificado apenas no ano passado. Stalking é uma palavra em inglês que significa perseguir uma pessoa no mundo virtual ou real, de forma online ou presencial. Qualquer pessoa pode ser autora do crime, assim como qualquer um pode ser vítima. Apesar disso, as mulheres são alvos mais frequentes da ação, segundo o levantamento. 

A pena por perseguição virtual varia de seis meses a dois anos de prisão, podendo chegar a três anos se houver agravantes, quando como o ato é cometido contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Em entrevista à Jovem Pan, a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da Vila Clementino, delegada Jaqueline Valadares, pede que as vítimas procurem a polícia nos primeiros sinais do crime. 

“Temos relatos de stalkers que colocaram um GPS escondido no carro da vítima, então há necessidade de que a vítima se atente e perceba a partir de qual momento aquela conduta deixa de ser uma mera curiosidade e se torna realmente uma perseguição obsessiva, e que ela nos procure para registro da ocorrência e para que providências possam ser adotadas, medidas cautelares que visem cessar e interromper o agravamento desse ciclo. É muito importante que, ao primeiro sinal, a vítima já procure a delegacia policial para registro dos fatos e adoção das medidas iniciais pertinentes”, explica Valadares.


Comentários