Brasília terá 5G a partir da quarta-feira (6); veja

Capital federal será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia

[Brasília terá 5G a partir da quarta-feira (6); veja]

FOTO: Reprodução/Pixabay

A internet móvel de quinta geração (5G) será ativada em Brasília na próxima quarta-feira (6). Com isso, a capital federal será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia. As informações foram compartilhadas nesta segunda-feira (4) pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, que preside o grupo responsável pela "limpeza" da faixa no ar, por onde vão transitar os sinais de internet.

Moreira convocou para esta às 17h uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Na ocasião, a liberação do sinal de 5G será formalizada, algo que Moreira dá como praticamente certo. A expectativa é que as operadoras acionem imediatamente as suas redes para oferecer o 5G aos consumidores.

O Gaispi está trabalhando para garantir a limpeza da faixa contra interferências, o que consiste na migração do sinal de TV por antenas parabólicas da atual frequência, na banda C, para uma nova frequência. A instalação dos filtros foi concluída em Brasília na última sexta-feira (1°), segundo Moreira. 

Acesso

Para ter acesso à internet 5G, a pessoa precisa ter um celular que venha com a tecnologia. Os aparelhos mais novos já vêm habilitados. A princípio, de acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Até o momento, não há previsão de início do trabalho da chamada "limpeza" da faixa de 3,5 GHz nas demais capitais brasileiras. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!