Câmara dos Deputados convoca presidente da Gol para esclarecer morte de cachorro

Cachorro morreu após falhas de transporte aéreo da companhia

[Câmara dos Deputados convoca presidente da Gol para esclarecer morte de cachorro ]

FOTO: Reprodução/ Instagram

A Câmara dos Deputados convocou o presidente da Gol Linhas Aéreas, Celso Ferrer, para comparecer a uma audiência pública sobre o caso do cachorro de 5 anos entregue morto a seu dono na segunda-feira (22) após um erro cometido pela companhia.

O convite foi protocolado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), 1º vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, nesta quarta-feira (23). Além de querer discutir o ocorrido com o cão, a audiência pretende estabelecer novas regras para o transporte de animais em âmbito nacional.

Além do presidente da companhia, a Câmara também quer ouvir Tiago Sousa Pereira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De acordo com Barbosa,  evento ainda deve contar com a participação de defensores da causa animal e presidentes de outras companhias aéreas.

“Nós temos assistido episódios recorrentes da falta de atenção e cuidado com transporte de animais no Brasil inteiro. É uma vergonha. As companhias aéreas precisam ser responsabilizadas”, afirma o deputado. 

O Ministério dos Aeroportos e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vão investigar o caso. 

Entenda o caso

Um cachorro de 5 anos morreu após "uma falha operacional" da Gollog, empresa da companhia Gol, depois de um erro no destino, na última segunda-feira (22). Joca, um golden retriever, deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop, em Mato Grosso, onde encontraria com o tutor, mas foi parar em Fortaleza, Ceará.

Segundo a companhia aérea, o tutor foi notificado do ocorrido assim que chegou a Sinop e decidiu voltar para Guarulhos para reencontrar o cachorro, que foi enviado de volta em outro voo. Contudo, o animal de estimação chegou morto ao aeroporto internacional.

Segundo o tutor do golden retriever, o veterinário tinha dado um atestado indicando que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia, mas com o erro, o Joca ficou quase 8 horas no avião.

A Gol alega que a equipe da Gollog no Ceará se encarregou de cuidar do cachorro até o embarque de volta para São Paulo. "Neste período, foram enviados para o tutor registros de Joca sendo acomodado de volta na aeronave", disse a companhia aérea em nota." Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal", afirmou. 

João Fantazzini contou que, ao desembarcar em Sinop, chegou a perguntar onde poderia buscar o pet, que deveria ter chegado em outro voo, no espaço da Gollog. No entanto, foi avisado de que teria que voltar para SP, porque, por um erro, o animal tinha ido para Fortaleza.

Ao retornar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, entretanto, João afirma que encontrou o cachorro morto dentro do canil da empresa. Segundo atestado de óbito, Joca morreu por uma parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[DJ que fugiu de bandidos com fuzis diz que não voltará ao Brasil! ]

Após ser vítima de um tentativa de assalto no Rio de Janeiro, DJ cancelou dois shows que faria no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!