Caso Joca: MPor e Anac definem com aéreas regras mais rigorosas para transporte de animais

Companhias estão estudando a possibilidade de rastreamento de animais transportados em porão de aeronaves

[Caso Joca: MPor e Anac definem com aéreas regras mais rigorosas para transporte de animais]

FOTO: RovenaRosa/AgênciaRosa

Em reunião com os representantes da Gol, Latam, Azul Linhas Aéreas e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), nesta quinta-feira (25/4), definiram ações para melhorar os procedimentos de transporte aéreo de animais. A decisão ocorre após a morte do cachorro Joca durante uma viagem aérea nesta semana. 

Confira o que foi decidido abaixo: 

01. A Anac irá coordenar o processo de escuta da sociedade. Realizará uma audiência através de canais de participação social na próxima semana para tomada de subsídios buscando revisar e aprimorar  Portaria n° 12.307/23, que dispõe sobre as condições gerais gerais para o transporte de animais aplicáveis ao transporte aéreo de passageiros, doméstico e internacional.

02. Em 10 dias, as companhias aéreas irão apresentar propostas e sugestões para aprimorar a referida portaria.

03. Em caráter emergencial, as companhias aéreas irão estudar a viabilidade da implementação do serviço de rastreabilidade de animais transportados em porão de aeronaves. 

04. O MPor irá convidar representantes do Congresso Nacional para reunião na próxima terça-feira (30/4), a fim de buscar sugestões para melhorar a qualidade do serviço de transporte aéreo animal no País e analisar projetos de lei, em tramitação no Congresso Nacional, relativos ao tema.

05. O MPor lançará, ainda neste primeiro semestre, com base nestes subsídios que serão apresentados pela sociedade, pelo parlamento e pelas empresas aéreas, uma Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais (PNTAA), visando garantir mais segurança e bem-estar para os animais transportados pelas áreas no Brasil. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: história real sobre tentativas, perdas e a realização de um sonho! ]

No livro "Todas as minhas mortes", Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!