Confira novidades do Android 13, novo lançamento da Google

As principais atualizações estão focadas em melhorias de desempenho, segurança e privacidade dos aparelhos

[Confira novidades do Android 13, novo lançamento da Google]

FOTO: Divulgação/Google

A gigante de tecnologias, Google, anunciou na quarta-feira (11) a versão beta do Android 13, durante conferência anual do Google I/O. De acordo com a empresa, as principais atualizações estão focadas em melhorias de desempenho, segurança e privacidade dos aparelhos. No entanto, o update do sistema operacional não conta com grandes mudanças no quesito visual.

Um dos recursos principais e mais aguardado entre os usuários é a permissão para receber notificações. Com a atualização, Quando o usuário acessar um aplicativo recém-instalado, ele deve se deparar com uma mensagem perguntando se deseja ou não receber notificações do app.

Além disso, o Android 13 contará com quatro novos estilos temáticos baseados no design Material You, disponível também no Android 12. Na nova versão, os ícones também ganharão o tom de cor de acordo com o tema da interface e do plano de fundo escolhido pelo usuário. O design do controle de mídia também se adaptará com base na música que está tocando, com uma arte do álbum.

Outro recuso atualizado foi a questão dos idiomas. Agora, as pessoas que falam mais de um idioma poderão configurar seu celular para exibir diferentes línguas. Um usuário poderá utilizar as redes sociais em inglês e aplicativos de bancos em português, por exemplo.

Outra novidade é a tecnologia de suporte nativo do Áudio Bluetooth Low Energy (BLE), que deve consumir até 10% menos de bateria, em comparação aos sinais clássicos de transferência. Além disso, garante áudio com mais qualidade para dispositivos sem fio, além de permitir a conexão de mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Para finalizar, O Android 13 conta com o lançamento do API do Photo Picker, que garante mais privacidade ao usuário. Com ela, os aplicativos do celular poderão acessar apenas as fotos e os vídeos selecionados, sem que a pessoa precise autorizar o acesso total a toda a galeria. Ou seja, será possível selecionar, um a um, quais arquivos serão compartilhados.

Até o momento, a versão para desenvolvedores do sistema operacional estava disponível apenas para os dispositivos da linha Pixel: Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL e Pixel 4. Agora, as primeiras marcas a receberem o sistema operacional são: Asus, Lenovo, Nokia, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Tecno, Vivo, Xiaomi e ZTE.


Comentários