Coronel apresenta PL que estabelece reclusão de até três anos para pais que não levarem filhos para serem vacinados

Pena aumenta para até oito anos de prisão no caso dos adultos que optarem por não se imunizar

[Coronel apresenta PL que estabelece reclusão de até três anos para pais que não levarem filhos para serem vacinados]

FOTO: Reprodução

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou um projeto de Lei que pretende estabelecer uma pena de um a três anos de prisão para os pais e responsáveis que deixarem de levar os filhos menores de idade para serem vacinados em campanhas obrigatórias. A pena aumenta para até oito anos de prisão no caso dos adultos que optarem, sem justa causa, por não se imunizar.

De acordo com o parlamentar, o "PL da Omissão de Vacinação" foi apresentado no contexto da pandemia da Covid-19, mas é uma resposta à queda nas taxas de imunização das campanhas do Ministério da Saúde. "A saúde é um bem coletivo e quando um grupo de pessoas deixa de se vacinar, toda a comunidade pode ser afetada e o sistema de saúde sobrecarregado, drenando recursos que poderiam ser utilizados em ações que não são cobertas por vacinas", explicou por meio de sua assessoria.

O projeto altera o Código Penal e quer ainda punir quem cria e divulga notícias falsas sobre o programa nacional de imunização, por ser um "atentado contra a vida" na avaliação do senador. "A saúde é um bem coletivo. Quando um grupo de pessoas deixa de se vacinar, toda a comunidade pode ser afetada e o sistema de saúde sobrecarregado, drenando recursos que poderiam ser usados em outras ações", explicou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!