Covid-19: após quase três meses, doença volta a indicar o crescimento no país

Segundo especialistas, indícios mostram que uma quarta onda da pandemia pode estar prestes a ocorrer

[Covid-19: após quase três meses, doença volta a indicar o crescimento no país]

FOTO: Bruno Concha/ Secom Salvador

O coronavírus volta a preocupar no Brasil, mesmo após decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) pondo fim ao estado de emergência para a Covid-19. Depois de quase três meses, a Rt (taxa de transmissão) voltou a indicar o crescimento da doença no país.

Cientistas consideram o número 1 como o teto do Rt. Com esse valor, cada pessoa infectada pode contaminar outra, mantendo uma estabilidade nos casos. A meta é baixar esse número porque, se ele ultrapassar esse patamar, cada doente poderá contaminar mais de uma pessoa.

O ano de 2022 começou em meio à terceira onda da pandemia no Brasil, com o Rt permanecendo acima de 1 até o dia 5 de fevereiro, quando atingiu o pico de 2,1, o que significa que cem pessoas infectavam outras 210, ou seja, um aumento no número de casos. Desde então o índice foi caindo, mas só ficou abaixo de 1 no dia 22 de fevereiro. A curva despencou até o dia 16 de março, quando bateu em 0,5, mas voltou a subir lentamente sem nunca ultrapassar o número 1.

Tudo mudou no dia 9 de maio, quando voltou a romper o teto e não parar de crescer: no dia 18 de maio, estava em 1,25 (cem pessoas contaminavam 125), indica levantamento da Info Tracker, a plataforma de monitoramento da pandemia das universidades estaduais USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!