Covid-19: mais de 8 a cada 10 crianças não estão vacinadas no Brasil

Apenas 16% daqueles com 3 e 4 anos receberam as duas doses do imunizante

[Covid-19: mais de 8 a cada 10 crianças não estão vacinadas no Brasil ]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Desde julho do ano passado, quando foi liberada pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra Covid-19 para as 5,9 milhões de crianças de 3 a 4 anos no Brasil alcançou apenas 16% do público com as duas doses iniciais. Os dados são do Observa Infância, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que monitora a saúde de crianças de até 5 anos no país.

Em novembro de 2022, quatro meses após o lançamento, apenas 5,5% das crianças haviam completado o esquema primário de vacinação com duas doses. Agora, até 28 de abril, esse percentual triplicou para 16%, porém ainda muito distantes dos 90% preconizados pelo governo. Segundo o levantamento, 926.376 crianças de 3 e 4 anos receberam as duas aplicações, e 1.787.613 (31% do total) tomaram somente a primeira dose. 

“O atraso na vacinação infantil contra a Covid-19 é preocupante, uma vez que, até junho de 2022, o Brasil registrou uma média de 2 mortes ocorridas por Covid-19 entre crianças menores de 5 anos. Desde a aprovação da Pfizer pediátrica pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], em 16 de setembro, 26 crianças menores de 5 anos já morreram em decorrência da doença, o equivalente a dois óbitos a cada três dias”, disse a doutora em saúde coletiva e coordenadora do Observa Infância, Patrícia Boccolini, em entrevista ao jornal.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Alexandre de Moraes determina novas investigações sobre influenciador Monark]

Ministro quer saber se o influenciador descumpriu as determinações que bloquearam as contas dele nas redes sociais

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!