Campanha global incentiva conscientização sobre a insuficiência cardíaca e incentivar detecção precoce

Ação liderada pelo Global Heart Hub em mais de 20 países, incluindo o Brasil, conta com apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida

[Campanha global incentiva conscientização sobre a insuficiência cardíaca e incentivar detecção precoce]

FOTO: Reprodução

A insuficiência cardíaca é uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo, afetando mais de 64 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com IC, e aproximadamente 240 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em maio deste ano, membros afiliados do Global Heart Hub em vários países estão realizando a campanha mundial "Conscientização da Insuficiência Cardíaca 2023" para alertar a população sobre os sinais, sintomas e fatores de risco associados à IC e incentivar a detecção precoce e os cuidados adequados. 

O Instituto Lado a Lado pela Vida apoia essa iniciativa, pois entende que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da IC podem prevenir seu desenvolvimento agudo e reduzir o impacto no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos custos do tratamento. Entre as causas mais comuns da IC estão o ataque cardíaco, pressão alta, valvopatias, cardiomiopatia, endocardite e miocardite. Além disso, há fatores de risco, como excesso de peso, deficiência de ferro, falta de atividade física, abuso de drogas ou álcool e tabagismo.

A campanha é organizada pelo Conselho de Insuficiência Cardíaca do Global Heart Hub, com membros de mais de 20 países, e o Instituto Lado a Lado pela Vida é o representante brasileiro no Conselho. A ação no Brasil envolve a divulgação de mensagens em mídias sociais. O Instituto Lado a Lado pela Vida publicou em setembro de 2022 o "Estatuto do Paciente com Insuficiência Cardíaca e Cuidadores", que conta com aval e recomendação do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da REBRIC/Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca.

Por meio de relatos de pacientes, como Nilda Xavier de Oliveira, que foi diagnosticada com IC em 2009, a campanha destaca a importância do apoio da família, do tratamento adequado e da orientação médica especializada para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi fundado em 2008 e dedica-se às principais causas de mortalidade no Brasil, câncer e doenças cardiovasculares, bem como à saúde do homem, com o objetivo de mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde para ampliar o acesso aos serviços de prevenção e tratamento e melhorar o cenário da saúde no país.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!