Covid: Dose de reforço da Moderna é eficaz contra variantes, revela estudo

Segundo a análise, o reforço do imunizante aumenta o nível de anticorpos que neutralizam variantes como Beta, Gama e Delta

[Covid: Dose de reforço da Moderna é eficaz contra variantes, revela estudo]

FOTO: Reprodução/R7

Um ensaio clínico ainda em curso e publicado preliminarmente na revista Nature Medicine trouxe um alívio no combate às novas variantes do Sars-CoV-2, como a Beta, Gama e Delta. Pesquisadores revelaram, nesta semana, que as doses de reforço da vacina da Moderna são seguras, eficazes e aumentarem o nível de anticorpos que atuam contra a Covid-19 no organismo.  

Os cientistas da fabricante americana testaram a dosagem extra em 80 pessoas que, seis meses antes, haviam recebido a imunização completa da vacina.

No estudo, coordenado pelo cientista Darin Edwards, da Moderna, os voluntários foram divididos em quatro grupos de 20 pessoas. Uma parte dos participantes recebeu uma dose de reforço da Moderna e o outra, de um imunizante com a fórmula modificada para agir contra variantes, como a vacina multivariada mRNA-1273.211.

Os pesquisadores concluíram que, antes de serem imunizados com a dose extra, os voluntários apresentaram baixos níveis de anticorpos neutralizantes contra a Covid-19 no sangue. Segundo a análise, os níveis de anticorpos neutralizantes contra as variantes Beta, Gama e Delta também eram baixos ou com difícil detecção.

Mesmo em fase preliminar e realizadas com um pequeno grupo de voluntários, os autores acreditam que a abordagem da plataforma de mRNA contra as variantes de preocupação da Covid-19 aparenta ser segura para o desenvolvimento de vacinas de reforço contra o novo coronavírus.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!