Crimes discriminatórios têm aumento de 70% nos estádios de futebol no Brasil, diz levantamento

Estudo referente a 2019 mostra 150 ocorrências

[Crimes discriminatórios têm aumento de 70% nos estádios de futebol no Brasil, diz levantamento]

FOTO: Divulgação

De acordo com um levantamento feito pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, há um aumento de 70% nos casos de racismo, machismo e homofobia nos estádios do Brasil.

O protocolo adotado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e pela CBF, onde prevê punições para clubes por ações discriminatórias de suas torcidas, não tem surtido efeito prático.

Segundo o documento, houve um salto de 88 casos em 2018 para 150 na temporada passada - sendo, portanto, 62 ocorrências a mais.

Rio Grande do Sul tem mais ocorrências

O Rio Grande do Sul lidera o ranking com 17 ocorrências seguido por São Paulo, com cinco, e Rio de Janeiro, quatro, completam as três primeiras posições.

CBF pode punir

As penas vão desde multa a perda de pontos. Para isso, a entidade utilizou como base o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz:

Art. 243-G. Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!