Regra de mão na bola no futebol não será mais considerada infração, aponta IFAB

A punição não será aplicada em casos de toques no começo do braço do jogador

[Regra de mão na bola no futebol não será mais considerada infração, aponta IFAB]

FOTO: Divulgação | DAZN

Segundo a International Football Association Board (IFAB), órgão que estabelece as regras do futebol, a punição da regra de mão na bola não será mais válida em toques no começo do braço (junção com a axila). A medida será válida a partir de junho, em todo o mundo, nas temporadas de jogos 2020/21.

Além disso, na nova regra, o toque de mão involuntário só deve ser considerado caso o toque provoque um gol ou a uma "ocasião manifesta de gol". Na regra anterior, era permitido que os árbitros marcassem falta em qualquer toque da bola na mão na fase ofensiva das jogadas.

Além disso, a IFAB alterou regras em relação à cobrança de falta e a distância obrigatória do jogador em um lance. Confira alguns pontos abaixo:

- O toque de mão voluntário por parte de um defensor será considerado na hora de determinar um lance de impedimento;

- Se o árbitro permitir a cobrança de uma falta rapidamente ou der vantagem após uma falta que interfira em um lance claro de ataque, não será mostrado o cartão amarelo;

- Os jogadores que não respeitarem os 4m de distância obrigatória num lance de bola ao chão serão punidos com cartão amarelo;

- Se o goleiro cobrar um tiro de meta ou falta para que um companheiro devolva com o peito ou a cabeça, o lance deve ser repetido. O arqueiro só será punido se isso acontecer repetidamente.


Comentários