Distância mínima entre quem caminha, corre ou pedala ao ar livre deve ser entre 4 e 20 metros, diz estudo

Conclusão é de pesquisadores da Bélgica e Holanda

[Distância mínima entre quem caminha, corre ou pedala ao ar livre deve ser entre 4 e 20 metros, diz estudo]

FOTO: Universidade de Tecnologia de Eindhoven

Uma estudo feito por pesquisadores da Bélgica e da Holanda recomenda que, durante a pandemia do novo coronavírus, as pessoas que se exercitam ao ar livre devem manter distância entre quatro e 20 metros uma das outras.

A conclusão ainda não foi publicado em revista científica, mas já foi divulgado pelas universidades responsáveis – a Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda – por ter sido considerado urgente para ajudar no combate à Covid-19.

O ideal é manter a seguinte distância mínima das outras pessoas:

Caminhada: ficar longe entre 4 e 5 metros da pessoa que está à sua frente;
Corrida: ficar longe pelo menos 10 metros da pessoa que está à sua frente;
Pedalada: ficar longe pelo menos 20 metros da pessoa que está à sua frente.

Os cientistas não estudaram o vírus, mas, sim, a forma com que as gotículas de saliva viajam pelo ar. E é através delas que a  transmissão também pode ser feita.

Ao portal G1, o professor Bert Blocken, líder do estudo, explicou que "as gotículas que nós geramos quando respiramos ou exalamos o ar são muito pequenas, na verdade, e não viajam para muito longe. Se estivermos falando e estamos parados, a uma distância de 1,5 metros [distância mínima recomendada pela OMS], as suas gotículas não vão me alcançar e nem as minhas vão alcançar você".


Comentários