Em primeiro clássico do ano, Vitória bate Bahia e põe fim a tabu em clássicos

Rubro-Negro não vencia Tricolor no Barradão desde 2017

[Em primeiro clássico do ano, Vitória bate Bahia e põe fim a tabu em clássicos]

FOTO: Felipe Oliveira/EC Bahia

No primeiro clássico Ba-Vi de 2021, melhor para o Vitória, que venceu o Bahia por 1 a 0, em confronto disputado na tarde deste sábado (13), no estádio Barradão, em Salvador, válido pela 3ª rodada da Copa do Nordeste. Com resultado, Rubro-Negro volta a vencer Tricolor no seu estádio, o que não acontecia desde 2017, e alcança a vice-liderança do grupo B, com seis pontos. Já Esquadrão cai para quarta colocação do grupo A, com quatro pontos.

Uma primeira etapa truncada e de muitos erros. Essa foi a tônica dos primeiros 45 minutos do primeiro clássico Ba-Vi do ano. Ambos os times erravam muito na troca de passes no chão, tentavam abusar das jogadas em profundidade com lançamentos ou cruzamentos, mas pouco tinham efetividade nas jogadas. Com forte marcação, Bahia e Vitória dificultavam bastante o trabalho do rival de organizar jogadas dentro de campo. No aspecto geral, o resultado foi compatível com o fraco futebol apresentado pelas duas equipes.

A melhor chance do jogo foi acontecer aos 34 minutos, quando David arriscou de fora da área, viu o goleiro Douglas dar rebote na defesa, a bola ia sobrar para o atacante Samuel finalizar, mas o goleiro abafou bem a jogada e impediu o chute do jogador.

No retorno para a segunda etapa, o jogo ficou mais aberto entre os dois times, que passaram a se arriscar mais para o campo de ataque, explorando bem os contra-ataques e jogadas pelas laterais.

Rossi perdeu uma ótima chance aos dez minutos. Após cobrança de escanteio de Rodriguinho, Lucas Fonseca desviou de cabeça e a bola sobrou pro atacante, livre de marcação, finalizar de voleio, bonito, mas para fora.

Em boa trama no ataque, o Leão respondeu aos 12 minutos. David recebeu belo passe dentro da área, e ficaria cara cara com Douglas, mas Patrick conseguiu atrapalhar o jogador no momento da finalização. Porém, parecia um presságio do que estava por vir.

Em novo avanço ao ataque, poucos segundos depois, Gabriel Santiago tocou para David, que chutou de fora da área para o fundo das redes de Douglas, abrindo o placar no Barradão.

O Tricolor tentou responder rapidamente aos 18 minutos. Após levantamento para área, Rodriguinho escapou da marcação e cabeceou com perigo para fora do gol de Lucas Arcanjo.

Gilberto teve outra chance clara para o Tricolor aos 26 minutos. Nino Paraíba fez belo levantamento para área, e o camisa nove subiu sozinho, testando no canto, mas a bola passou com muito perigo rente a trave de Lucas Arcanjo.

As chances tricolores não se prosseguiam após a cabeçada de Gilberto. Com vantagem e controlando bem a partida, o Vitória apenas administrava a posse de bola, enquanto o Tricolor corria dobrado em busca do empate, mas apesar de muita tentativa, não obteve vantagem até o apito final do árbitro.

Análise do Ba-Vi

Um jogo que começou entediante e de poucas emoções na primeira etapa e foi ganhar emoção somente após o gol do Vitória. No aspecto geral, o clássico Ba-Vi entregou muito pouco de futebol e qualidade técnica. O que se viu em campo foi um jogo muito travado na marcação e com chances esporádicas para os dois lados. Muitos erros defensivos foram vistos pelas duas equipes, mas pouco explorados. Uma bola área fraca do Vitória poderia ter sido melhor aproveitada, assim como um meio-campo mais espaçado do Tricolor, o que não aconteceu.

Pelos times ainda estarem no começo de temporada, com as equipes ainda em formação, o desempenho abaixo até que não é de todo mal. Agora a questão é que faltou mais empenho em campo. A impressão que ficou, principalmente na primeira etapa, é que o 0 a 0 era um resultado satisfatório, tamanha incapacidade dos times para propor algo de criação contra o rival.

Quarta-feira tem mais um Ba-Vi, e o mínimo que se espera é um jogo de qualidade superior ao de hoje, o que convenhamos não é algo muito difícil de acontecer. O time de transição Tricolor já demonstrou qualidade em campo e terá como rival esse mesmo time ofensivo do Vitória. É ver o que os dois times ofereceram no próximo embate.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!