No primeiro clássico do ano, Bahia e Vitória vão à campo com objetivos distintos

Tricolor quer manter retrospecto positivo contra o Leão em clássicos, já Rubro-Negro que voltar a vencer rival no Barradão

[No primeiro clássico do ano, Bahia e Vitória vão à campo com objetivos distintos ]

FOTO: Renan Pinheiro

Chegou o grande momento do principal clássico do ano no estado. Neste sábado (13), Bahia e Vitória duelam pela primeira vez no ano. O confronto será válido pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, será disputado às 16h, no estádio do Barradão. Com posições opostas nos seus grupos, os dois times não querem nem imaginar com um empate no duelo. Atualmente, o Tricolor está na segunda posição do grupo A, com quatro pontos somados, enquanto o Leão está em terceiro, com três pontos.

O Vitória trás boas lembranças do último encontro com o Bahia da edição de 2020, quando bateu o Tricolor pelo Nordestão, na Fonte Nova por 2 a 0, com gols de Vico, que ainda está no time e Thiago Carleto que já seguiu outro destino longe da Toca do Leão.

Apesar de ter essa boa lembrança em mente, o histórico do Vitória em clássicos Ba-Vis tem sido ruim, pincipalmente quando se fala do confronto sendo disputado no Barradão, palco da partida de logo mais. Desde 2017, quando venceu por 2 a 1, pela semifinal do Campeonato Baiano, que o Rubro-Negro não sabe o que é bater o Tricolor no seu território. De lá para cá aconteceram seis partidas entre os dois, com o Esquadrão levando a melhor em três oportunidades e outras três terminando empatadas.

Os últimos dez clássicos também tem deixado o desempenho do Vitória a desejar. Isso porque o Rubro-Negro só venceu um, empatou outros três, e foi derrotado seis vezes, sendo que uma foi no polêmico Ba-Vi de 2018 pelo Baianão, quando houve uma pancadaria generalizada e o Vitória terminou com cinco jogadores expulsos. Como manda a regra, o árbitro encerrou a partida aos 34 minutos, quando o jogo ainda estava 1 a 1, pois o regulamento impede um time ter menos de sete jogadores em campo. Com isso, o Bahia foi declarado vencedor pelo placar de 3 a 0.

Walter faz a estreia com a camisa Rubro-Negra

Com objetivo de já começar a temporada batendo o maior rival, o Vitória poderá contar com os novos reforços contratados. O que gera mais expectativa é Walter. O centroavante de 31 anos recém chegado é a principal esperança de gols do Leão na temporada e já quer começar colocando a bola na rede do Bahia.

Quem também foi relacionado para o jogo foi o atacante Wesley, assim como o lateral-esquerdo Roberto, estando disponíveis para entrar em campo pela primeira vez com a camisa do Leão. 

A expectativa é que o time Rubro-Negro seja uma mescla de experiência e juventude. Muitos dos jogadores que já vem atuando ao longo da temporada são formados na Toca do Leão, a exemplo de Pedrinho, Gabriel Santiago, David e Samuel, que disputarão um clássico pelo profissional pela primeira vez. Eles terão a companhia dos já experientes, Wallace, Vico e Walter, que são acostumados a jogos dessa proporção.

A provável escalação do Vitória para a partida deve ser a seguinte:

Lucas Arcanjo, Van, João Victor, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, João Pedro e Gabriel Santiago; Vico, Samuel (Walter) e David.

Búfalo empolgado

Hat-trick e uma atuação de gala. Rossi ainda vive lua de mel com a torcida após a ótima exibição pela Copa do Brasil, quando o Tricolor bateu o Campinense-PB por 7 a 1, e o atacante foi o nome do jogo. Desta vez, o jogador quer contribuir com a experiência para fazer o time vencer mais uma vez.

"Clássico, né? Eu, particularmente, gosto muito de clássico. Sou um jogador muito pilhado, gosto de estar disputando partidas difíceis. Clássico é momento de frio na barriga, responsabilidade. Todo jogador pensa em jogar clássico, vencer. Comigo não é diferente. O grupo está confiante. A gente espera chegar no sábado e vencer", disse o atacante em entrevista coletiva.

Visando o confronto, o técnico Dado Cavalcanti tem uma dor de cabeça para montar a equipe Tricolor. Isso porque ele precisa decidir se Daniel entra no meio campo ao lado de Rodriguinho ou se reforça o meio-campo colocando mais um volante.

Caso opte por colocar mais um volante, Dado tem entre as opções Ramon, Edson e o recém-contratado Pablo, que já está regularizado e pode entrar em campo com a camisa Tricolor.

O time não deve sofrer grandes modificações do que goleou o Campinense-PB na última rodada. Com isso, o provável Bahia que vai à campo na partida de logo mais deve ser o seguinte:

Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca e Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Ramon (Daniel) e Rodriguinho; Rossi, Gilberto e Gabriel Novaes.

Esta será a primeira vez na história que os dois times jogaram um Ba-Vi sem público, uma péssima notícia para a torcida, mas em compensação, para os amantes do clássico, um novo encontro entre os dois times está marcado para acontecer já na próxima quarta-feira (17), às 18h, desta vez pelo Campeonato Baiano, no estádio de Pituaçu.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Afoxé Olorum Baba Mi comemora 45 anos com apresentações musicais e Caruru Cultural neste domingo (28)]

Celebração acontece na sede do Afoxé Filhos de Korin Efan, no Santo Antônio Além do Carmo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!