Entregadores de apps fazem greve nacional nesta quarta-feira (1º)

Em Salvador, trabalhadores informaram que manifestação vai terminar no bairro da Pituba

[Entregadores de apps fazem greve nacional nesta quarta-feira (1º)]

FOTO: Divulgação/ Transalvador

Os entregadores de aplicativos promovem uma greve nacional nesta quarta-feira (1º) com pedido de melhores condições de trabalho, medidas de proteção contra os riscos de infecção pelo novo coronavírus e mais transparência na dinâmica de funcionamento dos serviços e das formas de remuneração.   

A paralisação conta com entregadores de empresas do Rappi, Loggi, Ifood, Uber Eats e James. O movimento foi organizado através de interlocução por grupos na internet, embora algumas entidades tenham se somado, como associações de entregadores e de motofrentistas. 

Os entregadores cobram o aumento das taxas mínimas recebidas por cada corrida e o valor mínimo por quilômetro. Atualmente, eles são remunerados por corrida e pela distância percorrida, e por isso esses dois indicadores acabam definindo o pagamento por cada entrega.

E por esse motivo reclamam da variação de baixos valores. Tem dia que é R$ 1, tem dia que é R$ 0,50. O Ifood e outras empresas mandam notificação para os clientes falando que já pagam. Não é verdade”, reclama Simões.

Eles também questionam a falta de transparência das plataformas, que não deixam claras as formas de cálculo dos pagamentos e os critérios utilizados para a suspensão das contas dos trabalhadores.

A greve cobra ainda efetividade em relação aos riscos da nova pandemia, bem como auxílio para aqueles que forem infectados e precisarem se afastar. Segundo os trabalhadores, as empresas não se manifestaram e não disponibilizaram apoio aos motoristas.

Manifestações em Salvador

Em Salvador, as manifestações tiveram início por volta das 11h, na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), próximo ao Shopping da Bahia. Eles iniciaram na Ligação Iguatemi x Paralela (LIP) e a previsão é que a ação passe por locais como Vila Hortência (Engomadeira), Bela Vista (Cabula) e Barra, um dos pontos turísticos da cidade

Os entregadores por aplicativo informaram que o ato será finalizado no bairro da Pituba, mas ainda não há previsão de horário para que isso ocorra. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!