Estudo aponta que excesso de café pode aumentar chance de pressão alta em pessoas predispostas

Já o consumo moderado traz benefícios á saúde, pondera estudo

[Estudo aponta que excesso de café pode aumentar chance de pressão alta em pessoas predispostas]

FOTO: Agência Brasil

O consumo diário de mais de três xícaras de café de 50 ml por dia aumenta em até quatro vezes a chance de pessoas geneticamente predispostas a desenvolver pressão alta. O estudo foi desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) e publicada na revista Clinical Nutrition.

Em contrapartida, estudos anteriores apontam que o consumo moderado da bebida (de uma a três xícaras por dia) pode ser benéfico sobre alguns fatores de risco cardiovascular.

Uma das autoras do estudo, Andreia Machado Miranda, pós-doutoranda no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), explica que essa conclusão chama atenção para a importância da relação entre o consumo de café e a prevenção da pressão alta. “Como a maior parte da população não tem ideia se é predisposta ou não para desenvolver a pressão alta, o ideal é que se faça um consumo moderado de café. Até onde nós sabemos, pelos nossos estudos e por outros já publicados, esse consumo moderado é benéfico para a saúde do coração”, apontou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!