/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

EUA acusam Rússia de ter usado arma química contra forças ucranianas

Notícias
Mundo

EUA acusam Rússia de ter usado arma química contra forças ucranianas

País teria usado cloropicrina como 'método de guerra na Ucrânia'

Por Da Redação
EUA acusam Rússia de ter usado arma química contra forças ucranianas
Foto: Reprodução/YouTube

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de ter usado "a arma química cloropicrina contra as forças ucranianas", em violação à Convenção sobre Armas Químicas. Segundo o comunicado do Departamento de Estado, o país usou agentes químicos anti-distúrbios, como gás lacrimogêneo, "como método de guerra na Ucrânia, também em violação à convenção".

"O uso destas substâncias químicas não foi um incidente isolado e provavelmente é motivado pelo desejo das forças russas de remover as forças ucranianas de posições fortificadas e obter ganhos táticos no campo de batalha", informou o texto divulgado na quarta-feira (1º).

Além das empresas de defesa russas e as entidades chinesas, as sanciones afetam também várias unidades de pesquisa e empresas implicadas nos programas russos de armas químicas e biológicas.

"O desprezo contínuo por parte da Rússia de suas obrigações sob a convenção é consistente com o envenenamento de Alexei Navalny e de Sergei e Yulia Skripal com agentes nervosos Novichok", continuou o Departamento de Estado.

Por outro lado, a Rússia declarou que já não possui um arsenal químico militar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102