Europa: 10% dos casos de câncer estão ligados à poluição do ar

Informação é da Agência Europeia do Ambiente

[Europa: 10% dos casos de câncer estão ligados à poluição do ar]

FOTO: Pexels / Pixabay

Cerca de 10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição, segundo a Agência Europeia do Ambiente (AEA). "A exposição à poluição do ar, ao tabagismo passivo, aos raios ultravioletas, ao amianto, a alguns produtos químicos e a outros poluentes está na origem de mais de 10% dos cânceres na região", acrescentou a organização em comunicado.

Apesar do dado, a instituição acredita que o número pode diminuir se as políticas existentes forem atualizadas rigorosamente contra a poluição. "Todos os riscos cancerígenos ambientais e profissionais podem ser reduzidos", afirmou Gerardo Sanchez, um perito da AEA, sobre o documento, em entrevista coletiva. 

De acordo com a AEA, a poluição do ar é responsável por 1% dos casos e 2% das mortes, índice que sobe para 9% no caso de câncer de pulmão. 

Estudos recentes detectaram também "correlação entre a exposição a longo prazo às partículas, um poluente atmosférico importante, e a leucemia entre adultos e crianças", informou a agência.

Algumas substâncias químicas e liberadas no ambiente também foram apontados como cancerígenos: Chumbo, arsênico, crômio, pesticidas, bisfenol A e as substâncias perfluoroalquílicas (PFAS, na sigla em Inglês). 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Incêndio em pousada deixa nove mortos e sete feridos em Porto Alegre]

Local não tinha um Plano de Prevenção contra Incêndio e funcionava de forma irregular

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!