/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Fiocruz fecha parceria com farmacêutica para produzir remédios contra HIV

Notícias
Brasil

Fiocruz fecha parceria com farmacêutica para produzir remédios contra HIV

Parceria é chamada de Aliança Estratégica

Por Da Redação, Agências
Fiocruz fecha parceria com farmacêutica para produzir  remédios contra HIV
Foto: Agência Brasil

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a farmacêutica britânica GSK, e a ViiV Healthcare fecharam uma parceria chamada Aliança Estratégica de longo prazo, para o desenvolvimento e a produção de antirretrovirais no Brasil. O novo projeto tem como principal objetivo adquirir novas tecnologias e aumentar a produção de medicamentos destinados ao tratamento de quem vivem com HIV.

No primeiro momento, após a assinatura do contrato, o produto será submetido a registro em nome de Farmanguinhos. Nos dois anos iniciais, o Instituto recebe o produto produzido pelo parceiro e entrega para o Ministério da Saúde, enquanto isso, ocorre a transferência da tecnologia com a internacionalização da parte de controle de qualidade do medicamento. 

Depois, a transferência de tecnologia e conhecimento para Farmanguinhos será feita pela ViiV Healthcare, que é a detentora da propriedade intelectual. O diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos, Jorge Mendonça, disse, em entrevista à Agência Brasil, que depois vêm as fases pós-piloto produção até conseguir internalizar todo o processo dentro da unidade, que seria a Farmaguinhos. “Toda a recepção da tecnologia vai ser recebida aqui e futuramente totalmente produzido aqui. Só no início que não, e por isso a gente caracteriza como transferência de tecnologia”, disse Mendonça.

O resultado vai ser a fabricação local de uma combinação de Dolutegravir 50 mg e Lamivudina 300 mg em dose única diária. O Dolutegravir 50mg é considerado um dos mais modernos antirretrovirais utilizado atualmente no tratamento de HIV no mundo. Na medida em que o Programa de HIV/Aids reduza a dependência dos insumos importados, em médio e longo prazos, o Brasil terá redução de custos nos recursos aplicados no atendimento. Ainda na entrevista, o diretor disse que, ao longo da história, Farmanguinhos vem contribuindo de maneira muito propositiva com o Programa de Aids do Ministério da Saúde. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102