Funai oferece apoio para tratar indígenas com coronavírus

Em nota, associação de servidores da Funai solicita medidas de proteção

[Funai oferece apoio para tratar indígenas com coronavírus]

FOTO: Funai/Divulgação

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, divulgou nesta quinta-feira (19), nos canais oficiais do órgão, um vídeo orientando os indígenas com sintomas suspeitos de coronavírus a se comunicarem com as unidades regionais e locais da Funai. Porém, o comunicado não veio acompanhada de orientações internas e esclarecimentos de como como seria tal apoio, colocando servidores e indígenas em possível risco de contaminação.

Nesta sexta-feira (20), a INA:  Indigenistas Associados, associação de servidores da Funai, publicou uma nota sugerindo e solicitando às autoridades a adoção urgente de medidas necessárias para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus em terras indígenas, bem como medidas de proteção para evitar a contaminação entre servidores e indígenas.

Nota Pública da INA 

1ª Nota Pública: Servidores pedem medidas para enfrentar novo coronavírus em terras indígenas

A INA – Indigenistas Associados, associação de servidores da Funai, emitiu Nota Pública, nesta sexta-feira (20/3), sugerindo e solicitando às autoridades a adoção urgente de medidas necessárias para o enfrentamento à Covid-19 em terras indígenas, bem como medidas de proteção para evitar a contaminação entre servidores e indígenas.

Diante da falta de uma política específica da Funai para a crise, a Nota Técnica dos servidores pede que sejam adotadas as seguintes medidas: a suspensão do atendimento externo pelos servidores, com adoção do trabalho remoto, para evitar o contágio dos indígenas; a definição das tarefas essenciais de atendimentos aos indígenas pelos servidores; e a coordenação com a Sesai para as atividades de apoio a eventuais infectados.

A atuação da Funai, até o momento tem se resumido a replicar as diretrizes da Sesai, a Secretaria Especial de Saúde Indígena, e a repassar instruções dispersas e genéricas, como por exemplo, a restrição de acesso às terras indígenas ou os cuidados de higiene nas comunidades.

2ª Nota Pública: Saúde de indígenas e indigenistas frente à pandemia do Coronavírus

Conforme explicitado em nossa ?Nota Pública: Saúde dos povos indígenas e de indigenistas frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19)?, de 16 de março de 2020, é necessário que as autoridades tomem medidas enérgicas para a debelação da transmissão comunitária da COVID-19 a fim de evitar que a doença alcance os povos indígenas, os indigenistas e suas famílias.

Até o momento, medidas de isolamento social conseguiram reduzir a disseminação do coronavírus, a exemplo de países como Coreia do Sul, e deram suporte para que a China, primeiro país atingido, deixasse de registrar novos casos por transmissão comunitária.

No serviço público brasileiro, estas medidas têm respaldo no Art. 6º da ?Instrução Normativa nº 21 do Ministério da Justiça, de 16 de março de 2020, a qual propõe que as autoridades dos órgãos poderão adotar uma ou mais medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade da COVID-19 por meio da adoção de regimes de jornada diferenciadas, inclusive teletrabalho e revezamento, para a totalidade ou percentual das atividades desenvolvidas pelos servidores ou empregados públicos do órgão ou entidade.

Desta forma, diante do questionamento de servidores, povos indígenas e Ministério Público Federal sobre as medidas a serem tomadas para o enfrentamento à COVID-19 em terras indígenas, bem como sobre medidas de proteção para que se evite a contaminação entre servidores e indígenas, a Indigenistas Associados avalia que é necessário:

Implementação de medidas efetivas de proteção dos povos indígenas e de todos aqueles que trabalham na Funai, em todas as suas unidades, com a suspensão do atendimento externo e extensão imediata do trabalho remoto a todos servidores, colaboradores, terceirizados e estagiários que não se enquadrem no grupo de risco, ressalvados os serviços que forem considerados essenciais;
Discussão e definição com os Coordenadores Regionais e Coordenadores Gerais sobre quais as atividades essenciais a serem realizadas pelos servidores, de modo que possam adotar expedientes de trabalho flexibilizados, tal como revezamento ou adoção de turnos. Assim como adaptar o planejamento e mecanismos de enfrentamento às diferentes realidades locais;
No caso de necessidade de apoio a possíveis infectados, como veiculado em mídias sociais pela Funai, que este seja realizado com orientação específica prévia, em imperativo diálogo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e com o uso de Equipamento de Proteção (EPI), como determina a ?Nota Técnica nº 04/2020 da Anvisa?, ou seja: com previsão de água? e sabão, ou álcool em gel, para higiene das mãos, utilização de gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental e luvas de procedimento. Compreendemos que o apoio de servidores sem o EPI significa a colocação de suas vidas, de seus familiares e dos próprios indígenas, em risco.
Se a contaminação da COVID-19 está em amplo crescimento, e as vidas de servidores e indígenas estão em perigo, que não fiquemos a tocar o violino, enquanto o barco se vai a afundar.

20 de março de 2020.

INDIGENISTAS ASSOCIADOS

Coronavírus

De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta -feira (20), o Brasil tem seis mortes e 907 casos confirmados. Desses números, a Bahia apresenta 34 casos. No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 267 mil pessoas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!