Fundação Pierre Verger abre Memorial ao público

Visitação pode ser feita mediante agendamento prévio

[Fundação Pierre Verger abre Memorial ao público ]

FOTO: Reprodução/Wikipedia

A Fundação Pierre Verger abre para o público o Memorial Pierre Verger. Os interessados poderão conhecer um um projeto de salvaguarda de memórias materiais e imateriais construídas pelo fotógrafo e antropólogo francês ao longo da sua vida, de forma gratuita.

Além de proporcionar que o visitante conheça a casa onde Pierre Verger morou, o Memorial também mostra objetos do seu cotidiano, como a máquina de escrever com pontuações em iorubá, objetos das culturas africanas e afro-brasileiras, sua última Rolleiflex, documentos pessoais como passaportes, cadernos e bonecas de livros, as caixas onde guardava seus negativos, entre outros.

As obras de arte africana do amigo de Verger, o artista Carybé, também estarão expostas. Será possível apreciar fotografias clássicas do seu acervo, objetos de candomblé e outros objetos marcantes de sua vida.

A sede da Fundação Pierre Verger fica no Engenho Velho de Brotas. Por enquanto as visitações acontecem mediante agendamento através do telefone (71) 3203.8400.

Mas a partir de 1 de dezembro não será mais preciso marcação e as visitas poderão ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Realizado pela Fundação Pierre Verger, o projeto do Memorial Pierre Verger tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Comentários