Imagens feitas por satélite mostram filas de carros nas fronteiras da Rússia com Geórgia e Mongólia

Movimento ocorre após Putin anunciar a convocação de 300 mil reservistas para atuar na guerra

[Imagens feitas por satélite mostram filas de carros nas fronteiras da Rússia com Geórgia e Mongólia]

FOTO: Reprodução

Após o presidente Vladimir Putin anunciar a convocação de 300 mil reservistas para reforçar as tropas russas na guerra na Ucrânia, o movimento de russos saindo do país têm crescido. Imagens de satélite feitas pela empresa Maxar Technologies mostram que longas filas de carros se formaram nas fronteiras da Rússia com a Geórgia e com a Mongólia nesta semana.

Homens russos estão fugindo para países vizinhos para evitar a convocação para lutar na guerra da Ucrânia. Até o momento, porém, não há dados precisos a respeito do tamanho do êxodo para outros países. Cenas como as das fronteiras da Rússia com a Geórgia com a Mongólia também ocorreram nas divisas com o Cazaquistão e a Finlândia. A Rússia não fechou suas fronteiras, e os guardas, aparentemente, deixam as pessoas saírem do país.

No último domingo (25), a espera para entrar na Geórgia chegou a 48 horas. O país permite que cidadãos russos entrem sem visto. Em um momento, mais de 3.000 veículos estavam na fila para cruzar a fronteira, informou a mídia estatal russa, citando autoridades locais. Os voos para fora da Rússia se esgotaram e os carros se acumularam nos postos de fronteira. Os voos que partem de Moscou estão esgotados ou têm poucas passagens. Na última segunda-feira (26), o Kremlin disse que ainda não tomou nenhuma decisão sobre o fechamento das fronteiras.


Comentários