LinkedIn pode ter prejudicado busca por emprego após testes no algoritmo, diz estudo

Experimento com 20 milhões de pessoas mexeu no sistema de recomendação de contato

[LinkedIn pode ter prejudicado busca por emprego após testes no algoritmo, diz estudo]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Um estudo divulgado pelo jornal americano The New York Times aponta que o LinkedIn pode ter prejudicado usuários em busca de emprego após testes no algoritmo. Durante cinco anos, de 2015 a 2019, a plataforma realizou experimentos com mais de 20 milhões de usuários e alterou aleatoriamente a proporção de contatos fracos e fortes sugeridos pelo algoritmo do recurso “pessoas que talvez você conheça”, sistema automatizado da empresa para recomendar novas conexões. 

Pesquisadores do LinkedIn, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Universidade Stanford e da Harvard Business School analisaram posteriormente dados agregados dos testes em um estudo publicado neste mês na revista Science. Os experimentos com os algoritmos do LinkedIn talvez sejam uma surpresa para milhões de pessoas, pois a empresa não informou aos usuários que os testes estavam sendo realizados.

Empresas grandes como o LinkedIn conduzem experimentos em grande escala de forma rotineira, nos quais testam versões diferentes de recursos dos aplicativos, design para versões na web e algoritmos com grupos diversificados de pessoas. A prática de longa data, chamada de teste A/B, destina-se a aprimorar as experiências dos consumidores e mantê-los engajados.

No entanto, as mudanças adotadas pelo LinkedIn são indicativos de como tais ajustes em algoritmos utilizados amplamente podem se tornar experimentos de engenharia social com consequências capazes de alterar a vida de muitas pessoas. Segundo especialistas consultados pelo jornal, a realização de experimentos longos e em grande escala suscita dúvidas quanto à transparência da indústria e a supervisão da pesquisa. Em um comunicado, o LinkedIn disse que durante o estudo “agiu de forma coerente” com os termos de uso, a política de privacidade e as configurações dos usuários da empresa.


Comentários