Inadimplência das empresas cresce 0,3% em março, aponta Serasa Experian

Cada CNPJ registrou, em média, 7 dívidas em aberto no mês

[Inadimplência das empresas cresce 0,3% em março, aponta Serasa Experian]

FOTO: Agência Brasil

O Indicador de Inadimplência da Serasa Experian revelou que, em março, 6.486.129 empresas estavam com dívidas em aberto. Esse foi o maior número registrado desde 2016, quando iniciou a série histórica do indicador. Na comparação com fevereiro deste ano, houve um aumento de 0,3%. Ou seja, é possível observar 23.887 inclusões no cenário de negativação.  

Veja no gráfico abaixo a evolução mês a mês:

Os dados mostram ainda que cada Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) inadimplente registrou, em média, 7 dívidas em março deste ano. Quando somadas, as mais de 6 milhões de dívidas registradas chegaram a totalizar cerca de R$ 114,8 bilhões. Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, o nível de inadimplência das empresas tende a continuar alto já que outros fatores econômicos não foram solucionados.

“A inadimplência é um acontecimento em cadeia. Enquanto grande parte dos consumidores não conseguirem se regularizar, será muito difícil que o quadro melhore para os empreendedores. Com juros ainda fortes, inflação alta e muitas pessoas negativadas, o poder de compra não tem incentivo e, sendo assim, o fluxo de caixa dos empreendimentos continua em desaceleração, dificultando a quitação de dívidas”, disse o especialista. 

Segundo o indicador, o setor de “Serviços” representa a maior parte das empresas com o nome no vermelho (53,9%). Em sequência está o “Comércio” (37,2%), seguido pelas “Indústrias” (7,7%), “Primário” (0,8%) e a categoria “Outros” (0,4%), que engloba o segmento Financeiro e o Terceiro Setor.

A análise por região revelou que 52,9% dos negócios inadimplentes estão localizados no Sudeste do Brasil. O Nordeste veio em segundo lugar (16,8%), em sequência estava o Sul (16,3%), seguido pelo Centro-Oeste (8,7%) e Norte (5,3%).

Confira mais informações: 


Comentários