Leilão de linhas de transmissão deve atrair gigantes do setor de energia nesta quinta-feira (17)

Oferta de concessões é vista como essencial para retomada de economia em 2021

[Leilão de linhas de transmissão deve atrair gigantes do setor de energia nesta quinta-feira (17)]

FOTO: Reprodução/A Plateia

Apesar do cenário econômico desafiador, o leilão de linhas de transmissão marcado para esta quinta-feira (17), que ofertará 11 lotes de concessões em 9 estados, terá a presença de grandes investidores do setor elétrico. Segundo informações do Estadão, o consenso é de que o risco no segmento é baixo e, além disso, há alternativas de financiamento de longo prazo para os projetos. Entre as empresas interessadas no evento, que acontecerá na Bolsa de Valores, em São Paulo, estão gigantes como Neoenergia, Engie, EDP Brasil, Alupar, Equatorial, Taesa, Isa Cteep, CPFL e Eletrobrás. 

A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com o leilão é de um movimento R$ 7,34 bilhões. Para o presidente da agência, André Pepitone, a participação das empresas está ligada à expectativa de retomada da economia em 2021. “O futuro é de recuperação, de investimentos e criação de empregos”, disse ele, durante evento promovido na terça-feira pela Enel Green Power. As regras adotadas pela Aneel este ano proíbem a troca do controle da concessionária de transmissão antes do início da operação comercial, o que impede a participação de construtoras no certame.

Até aqui, era comum que empreiteiras arrematassem ativos para depois revendê-los com lucro. Na visão de analistas de mercado e de bancos de investimento, as companhias devem buscar ativos com sinergias com empreendimentos já existentes. É o caso da Eletrobrás, que já manifestou interesse por uma linha de transmissão na região Norte, na qual a subsidiária Amazonas GT já possui um trecho. “A vantagem é que o investimento já está feito”, disse o presidente da estatal, Wilson Ferreira Júnior. No entanto, segundo relatório do banco Credit Suisse, este leilão também será marcado pelo pequeno espaço para obtenção de retornos, o que pode limitar o valor dos lances. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Suspeita de contaminação faz Índia testar curry e temperos]

A investigação foi determinada depois que Hong Kong suspendeu no mês passado as vendas de três misturas de temperos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!