Saiba quais são as doenças mais frequentes em bebês

Nenhuma criança passa imune a elas

[Saiba quais são as doenças mais frequentes em bebês]

FOTO: PublicDomainPictures por Pixabay

Quase nenhuma criança atravessa a infância livre de crises alérgicas, dores de garganta, de ouvidos ou outras doenças típicas dessa fase. Saiba quais são as mais frequentes e como agir para proteger o seu filho.

Quando está dentro do útero, o bebê não entra em contato com vírus e bactérias, então, seu organismo desconhece estes agentes. Quando nasce e deixa a proteção do abrigo uterino, todos estes micro-organismos começam a fazer parte de sua rotina e podem causar alguns problemas sérios de saúde. Estar informado sobre as doenças comuns nos bebês, inclui conhecer os sintomas e sinais de alarme, que devem levar os pais a procurar ajuda médica e a saber gerir o stress que advém de uma situação de doença. A entrada na creche ou no berçário, pode vir acompanhada de doenças devido ao contacto com outras crianças doentes. As infeções podem surgir num ambiente mais fechado, onde as crianças partilham brinquedos e os espaços. Todas estas doenças a que o bebê se encontra sujeito, deixam facilmente os pais preocupados e receosos, as vezes sem saber o que fazer. Para ajudar, uma lista de doenças comuns em bebês e os respectivos tratamentos.

Icterícia Fisiológica

É comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarelada na pele e nos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.

Constipações comuns

A partir do quarto mês, período em que as mães normalmente voltam ao trabalho, é comum que o bebé se constipe mais, ou quando entra o período mais frio do ano.

Bronquiolite

Trata-se de uma infecção viral e geralmente acomete bebês com seis meses de vida, mas pode ocorrer também do nascimento até os dois anos.  Pode ser confundida com uma gripe, porém, difere-se pelo chiado no peito, causado por bronco-espasmos.

Infecção Urinária

É comum a partir dos três meses até um ano de vida, mas também pode ocorrer em crianças maiores. Geralmente a criança apresenta febre, mas não tem sinal de constipação ou gripe.

Otite

A infecção de ouvido ocorre geralmente quando a criança está com gripe e com congestão nasal. Costuma apresentar febre alta.

Pneumonia

A pneumonia é uma infeção mais grave dos pulmões e pode ser causada por vírus ou bactéria.

Infecções respiratórias das vias superiores

São as laringites ou faringites. É comum a partir dos quatro meses quando a criança começa a frequentar a creche ou a siar mais de casa. Nesse caso, a criança tem febre associada a nariz entupido.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!