Medicamentos que auxiliam na perda de peso ganham espaço e popularidade

Amicretina leva os pacientes a perderem 13% do peso ao longo de 12 semanas

[Medicamentos que auxiliam na perda de peso ganham espaço e popularidade]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo devem estar acima do peso, com 700 milhões desses indivíduos sofrendo de obesidade. Diante dessa realidade, medicamentos que auxiliam na perda de peso estão ganhando espaço e popularidade.

Uma das substâncias cujos resultados foram os mais recentes a serem anunciados é a amicretina. Esse composto se junta à lista de outras substâncias já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como a semaglutida (Ozempic e Wegovy), liraglutida (Victoria e Saxenda), e tirzepatida (Mounjaro).

Saiba mais sobre a amicretina

A amicretina atua imitando a ação de hormônios naturais do corpo, regulando o apetite e proporcionando uma sensação de saciedade mais duradoura. Segundo resultados preliminares de um estudo conduzido pelo laboratório Novo Nordisk, os participantes que usaram o medicamento registraram uma redução média de 13% no peso ao longo de um período de 12 semanas.

Diferentemente dos medicamentos como o Ozempic, Saxenda e Wegovy, que são de aplicação subcutânea, isto é, com canetas injetáveis, a amicretina está sendo testada na forma oral. A farmacêutica afirma que também está realizando estudos com o formato subcutâneo, com previsão de conclusão para 2025.
 


Comentários